Brasil,

Dia da Pizza: Ingredientes fazem a diferença para preparar receita clássica e comemorar com estilo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Central Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Apesar da primeira preocupação ser com o sabor da pizza, é na massa que pode estar o sucesso da receita - Créditos: Divulgação Apesar da primeira preocupação ser com o sabor da pizza, é na massa que pode estar o sucesso da receita - Créditos: Divulgação

Chef dá dicas de preparação inspirada em tradição italiana, que leva carne suína, cogumelos frescos e nata

Difícil encontrar uma família que não tenha a pizza no cardápio de casa pelo menos uma vez ao mês. Em tempos de isolamento social e alta do delivery, ela é uma das líderes nos pedidos de entrega. E o número de pessoas que se aventuram a prepará-la em casa vem crescendo, junto com os investimentos em cozinhas amplas e equipadas. Mas, se ainda não há espaço para um forno de pizza, a escolha dos ingredientes já pode fazer muita diferença nessa preparação no forno convencional.

Apesar da primeira preocupação ser com o sabor da pizza, é na massa que pode estar o sucesso da receita. “A qualidade da farinha de trigo influencia diretamente no resultado final. É ela que vai conferir a crocância e a leveza da massa”, explica Estefano Stemmer, gerente industrial do Moinho de Trigo Herança Holandesa, que desenvolveu uma farinha especial para esse preparo. Com uma boa massa, a variedade a qualidade dos ingredientes é o que vai diferenciar o prato.

Para marcar o Dia da Pizza, celebrado em 10 de julho, a Alegra, indústria de produtos suínos, convidou o chef Jorge Mariano, do restaurante Madá Pizza e Vinho, para dar algumas dicas. “Escolhi uma receita inspirada em um molho clássico italiano, o boscaiola, que leva pancetta (ou bacon), cogumelos frescos e nata”, conta. Confira:

Pizza de calabresa com cogumelos frescos - Chef Jorge Mariano - Madá Pizza e Vinho

Massa de pizza
-1kg de farinha Herança Holandesa
-600g de água
-20g de sal
-1g de fermento biológico seco

Aqueça levemente a água (não deixe passar de 30ºC), coloque em uma bacia, adicione o fermento e aguarde 15 min. Acrescente a farinha, o sal e misture com as mãos. Quando estiver toda incorporada à água, coloque em uma superfície limpa e sove até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe a massa crescer por 2h a 4h em temperatura ambiente, até dobrar de tamanho. Divida a massa em bolinhas de 200g, coloque cada bolinha em um recipiente com tampa e levemente untado com azeite e leve à geladeira por 18h a 24h.

Molho para pizza
-500g de tomates pelados
-10g de sal

Misture os tomates e o sal e amasse com as mãos até obter um molho com pedaços bem pequenos de tomate. O molho tradicional para pizzas italianas não deve ser cozido.

Recheio
-500g de mussarela
-300g de cogumelos paris frescos
-300g de calabresa fatiada Alegra
-Azeite de oliva extra virgem
-Pimenta do reino
-Salsinha fresca.

Pré-aqueça o forno na temperatura máxima por pelo menos 30 minutos. Se tiver uma pedra de pizza, aqueça junto com o forno. Abra a massa e cubra com o molho de tomates. Adicionar a muçarela picada grosseiramente, a calabresa fatiada e os cogumelos também fatiados. Levar ao forno por 3 a 8 minutos (depende da potência do seu forno), girando a pizza caso necessário. Tirar do forno, finalizar com azeite extra virgem, pimenta do reino e salsinha fresca.

Sobre a Alegra

A indústria de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.

Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem- estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS.

Sobre a Unium

Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Todas as marcas reunidas pela Unium, inclusive a Alegra, são reconhecidas pela qualidade e excelência.

A Unium também conta com três marcas de lácteos: Naturalle - de produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium conta com a marca Herança Holandesa - farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, o que a qualifica com elevados padrões de exigência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo