Da roça para a lata: confira dicas de receitas com sabor do campo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rosa Pellegrino
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas

Bolo de fubá - Divulgação Bolo de fubá - Divulgação

Que tal degustar um cardápio com sabor do campo, mas com a praticidade dos enlatados? Os pratos caipiras são, em sua maioria, compostos por ingredientes como milho, leite condensado e creme de leite. Hoje, existe um jeito simples de montar uma refeição com o sabor da roça utilizando comida em lata.

O milho, com seu grande teor de carboidratos, garante energia. “O milho enlatado é sempre o mais indicado, pois o alimento mantém suas propriedades naturais e preserva as características nutricionais”, explica a engenheira de alimentos Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço). Já o leite condensado é o principal ingrediente de doces típicos do interior. “Além do sabor mais apurado na versão enlatada, sua embalagem garante a higiene total, sendo 100% esterilizado e livre de micro-organismos”, acrescenta Thais.

A Abeaço separou algumas receitas práticas e com ingredientes enlatados para preparar o seu cardápio com sabor do campo!

Bolo de fubá

- 200g de manteiga;

- 3 ovos;

- 1 lata de leite condensado;

- 1/2 xícara (chá) de leite;

- 1 xícara (chá) de farinha de trigo;

- 2 xícaras (chá) de fubá;

- 1 colher (sopa) de fermento em pó;

- 1 xícara (chá) de goiabada em lata cortada em pequenos cubos.

Modo de preparo

Na batedeira, junte a manteiga e os ovos e bata até formar um creme fofo. Adicione o leite condensado em fio e continue batendo. Desligue a batedeira e junte o leite, a farinha de trigo, o fubá e o fermento. Misture muito bem. Unte uma assadeira redonda com furo central (23cm de diâmetro) e despeje a massa. Passe os cubos de goiabada pela farinha e espalhe-os sobre o bolo, afundando-os levemente com uma faca. Leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 50 minutos. Rende 12 porções.

Crédito: Serviço Nestlé ao Consumidor / Reinaldo Mandacaru

Bolo de arroz com legumes

- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;

- 1 cebola pequena picada;

- 3 dentes de alho picados;

- 2 xícaras (chá) de arroz;

- 2 cubos de caldo de legumes;

- 1 cenoura média em cubinhos;

- 1 pimentão amarelo pequeno em cubinhos;

- 1 lata de ervilha;

- 1 lata de milho verde;

- Salsinha picada a gosto;

- 4 ovos ligeiramente batidos;

- 1 lata de Salsaretti Azeitona (340g);

- ½ xícara de creme de leite enlatado.

Modo de preparo

Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Acrescente o arroz e frite um pouco. Dissolva os cubos de caldo de legumes em 4 xícaras (chá) de água quente. Junte o caldo dissolvido ao arroz e deixe cozinhar. Depois de cozido, acrescente a cenoura, o pimentão, o milho verde, a ervilha e a salsinha. Misture bem. Bata separadamente os ovos com o Salsaretti Azeitona e o creme de leite. Acrescente a mistura ao arroz cozido, mexendo delicadamente. Unte uma forma de buraco no meio (24cm de diâmetro), distribua o arroz e leve para assar em forno médio (180°C) por aproximadamente 20 a 25 minutos. Sirva quente ou frio. Rendimento: 6 a 8 porções.

Crédito: Divulgação Etti

Mungunzá

- 1 xícara e meia (chá) de canjica (200g);

- 1 lata de leite condensado;

- a mesma medida (da lata) de leite;

- 4 cravos da índia;

- 1 pedaço de pau de canela;

- 200ml de leite de coco;

- Canela em pó para polvilhar.

Modo de preparo

De véspera, deixe a canjica de molho em água fria. No dia do preparo da receita, leve a canjica ao fogo em panela de pressão com dois litros de água fria e deixe cozinhar por 1 hora. Depois de cozido, junte o leite condensado, o leite, os cravos-da-índia e a casca de canela e deixe ferver em fogo baixo por mais 10 minutos. Acrescente o leite de coco, mexa bem e retire do fogo. Coloque em uma tigela funda e sirva polvilhado com canela em pó. Rende 8 porções.

Crédito: Serviço Nestlé ao Consumidor / Sheila Oliveira

Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br.