Brasil,

Filé mignon ao molho de café

Filé mignon ao molho de café  Foto chef Guilherme Guzela da Tramontina Filé mignon ao molho de café Foto chef Guilherme Guzela da Tramontina

Filé mignon ao molho de café

Por Chef Guilherme Guzela, da Tramontina

Para 2 pessoas

4 medalhões de filé mignon de 100 g cada
Sal e pimenta à gosto
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de cebola picada em cubos
2 colheres de sopa de bacon picado em cubos
1 ramo de tomilho
1 folha de louro
4 bagas de zimbro
1 dose de conhaque
80 ml de café espresso
150 ml de creme de leite fresco ou nata
Pimenta do reino moída na hora
Para acompanhar, arroz branco, legumes, salada, queijo coalho grelhado, farofa, etc.

Tempere o filé mignon com sal, pimenta e um fio de azeite à gosto. Coloque uma frigideira de fundo triplo, espessa, no fogo e aqueça antes de colocar os filés. Coloque os filés temperados na frigideira e deixe dourar sem mexer por 3 minutos. Vire os filés, coloque as colheres de manteiga, a folha de louro, o tomilho e o zimbro. Quando estiver bem dourado (mais uns 3 minutos), retire os filés da frigideira e reserve. Agora, abaixe bem o fogo e na mesma frigideira, comece o molho, sempre com fogo brando.

Ainda com a folha de louro, o tomilho e o zimbro na frigideira, coloque na manteiga que ficou na frigideira a cebola e o bacon. Doure bem. Quando estiver bem dourado, acrescente a farinha e mexa por 3 minutos. Coloque o conhaque e flambe. Cuidado com o fogo! Acrescente o creme de leite fresco e o café espresso, mexendo bem para desgrudar todo o fundo da frigideira. Mexa bem até que o molho engrosse, tempere com sal e pimenta à gostos e sirva junto com os medalhões de filé grelhados. Se desejar, pode coar o molho para que não fique com os pedacinhos de temperos.

Para acompanhar, pode ser feito um arroz branco, legumes salteados na manteiga, uma salada, queijo coalho grelhado ou uma farofa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo