Brasil,

Gastronomia árabe: aprenda a fazer o mansaf, prato típico da Jordânia

Gastronomia árabe: aprenda a fazer o mansaf, prato típico da Jordânia

A Jordânia e outros países árabes são muito reconhecidos pela qualidade e diversidade de sua gastronomia. Alguns dos pratos são bastante comuns no Brasil, como o quibe e os charutos de folhas de uva. Mas você já ouviu falar do mansaf? Muito tradicional na Jordânia, a iguaria pode ser reproduzida em casa. Confira a receita:

MANSAF

Ingredientes

Para a carne
- 2 kg de costeletas de cordeiro grandes
- 1 cebola grande cortada em quatro
- 3 folhas de louro
- 2 colheres de sopa de sal
- 10 grãos de pimenta-do-reino
- 10 sementes de cardamomo
- ½ colher de chá de especiarias Mansaf (mistura de especiarias como cominho, coentro, cravo e açafrão)

Para o arroz
- 3 xícaras de arroz
- 4 ½ xícaras de água
- ¼ xícara de ghee ou óleo de girassol ou milho
- 2 colheres de sopa de sal

Para o iogurte
- 1 ½ kg de iogurte natural
- 2 colheres de sopa de amido
- 2 xícaras de leite coalhado
- ¼ xícara de água
- 1 colher de chá de açafrão

Para a apresentação
- Pão achatado fino
- Amêndoas fritas

Instruções

Arroz

- Lave bem o arroz e deixe de molho em água quente por 30 minutos.

- Adicione o ghee (ou óleo de girassol ou milho) a uma panela de tamanho médio, adicione o arroz e mexa por 3 minutos.

- Adicione sal ao arroz e mexa, adicione água e tampe até que o arroz cozinhe por 30 minutos em fogo baixo.

Carne

- Coloque a carne e a cebola em uma panela de tamanho médio e encha com água.

- Ferva a água e cozinhe a carne, removendo a espuma da superfície.

- Adicione cardamomo, folhas de louro, sal e especiarias.

- Feche a tampa e ferva a carne por 2 horas em fogo médio.

- Retire a carne da água e coloque o caldo de lado.

- Em uma panela de tamanho médio, adicione o iogurte misturado com o leite coalhado, seguido pelo amido diluído em água e açafrão.

- Misture até obter uma textura macia.

- Coloque a panela em fogo médio e continue mexendo com uma colher de pau até o iogurte começar a ferver.

- Adicione uma xícara do caldo da carne ao iogurte. Deixe ferver por 10 minutos.

- Adicione a carne ao molho de iogurte e deixe ferver até que a carne fique com o sabor do molho.

Apresentação

- Coloque um pão fino sobre uma bandeja de apresentação grande.

- Adicione um pouco de molho e cubra com o arroz e a carne.

- Decore o Mansaf com amêndoas fritas e despeje o resto do molho em uma tigela funda.

Para saber mais sobre a Jordânia, acesse www.visitjordan.com e o site Bureau Mundo, escritório virtual da GVA: www.bureaumundo.com.

Sobre Jordânia

Jordânia é uma terra rica em história, oferece sol oito meses por ano; atrações culturais únicas, como Petra e Jerash, impressionantes ambientes naturais que são facilmente acessíveis e praticamente desconhecidos da indústria do turismo. Com a plena compreensão de que os destinos de férias de hoje devem ser mais diversificados, a Jordânia iniciou vários projetos que apresentam uma combinação de lazer, aventura e bem-estar, de modo a garantir que o viajante desfrute de uma única e inesquecível experiência. Da antiga cidade nabateia de Petra, às maravilhas do Mar Morto e de Wadi Rum até os renomados hotéis, centros comerciais e galerias de arte moderna de Amã, a Jordânia é verdadeiramente uma nação rica em história e cultura.

Sobre a Global Vision Access

A Global Vision Access é uma empresa de comunicação e marketing em turismo, reconhecida no mercado nacional e internacional. A GVA facilita a entrada e a consolidação de destinos turísticos no mercado brasileiro, oferecendo serviços de planejamento estratégico, marketing e relações públicas e sempre se destacando com os projetos especiais que desenvolve. Fazem parte do portfólio da empresa Jordânia, Mônaco, Noruega, Ilhas Seychelles e Alitalia. Também inclui-se ao portfólio da GVA parcerias estratégicas com organizações e empresas de outras indústrias que buscam maximizar exposição, oportunidades de negócios e retorno sobre o investimento para cada cliente.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::