Brasil,

Hora do Churrasco: acompanhamentos com vegetais são leves, saudáveis e nutritivos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Hora do Churrasco: acompanhamentos com vegetais são leves, saudáveis e nutritivos

Nutricionista da Rede Oba Hortifruti indica legumes e verduras assadas na grelha e vinagretes com folhas como ótimas opções para acompanhar o tradicional churrasco, sem precisar deixar de lado os clássicos feijão tropeiro, farofa e mandioca cozida

Preparar um bom churrasco é uma das opções de lazer mais populares em muitas regiões do país. As carnes, em seus variados cortes, assadas na grelha, no espeto ou no fogo de chão, proporcionam um evento social festivo e democrático.

Como toda churrascada implica no consumo elevado de proteínas e gorduras, a sensação de “peso no estômago” também costuma ser muito frequente. Mas, amenizar os possíveis efeitos da indigestão pode ser mais gostoso do que você imagina.

A dica da nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau é consumir vegetais, sempre antes de começar a comer as carnes. “Os legumes e as verduras irão atuar na nossa saciedade, reduzindo as chances de ingerirmos gorduras demais. Existem estudos associando o consumo de vegetais no início das refeições com menor impacto metabólico que a ingestão de gorduras, por exemplo, pode nos causar”, explica a profissional.

E, não é necessário nenhum tipo de preparo especial. A clássica salada de cebola e tomate, por exemplo, pode vir acompanhada de folhas, como a rúcula e o alface, que irão acrescentar sabor, fibras e nutrientes extras. Já os vegetais podem simplesmente ir para a grelha.

“Pimentões, berinjela, abobrinha, tomate, cenoura, aspargos, cebolas em pétalas e até cogumelos, são ótimas opções e costumam agradar bastante quando feitos na churrasqueira”, observa Renata.

Vale ressaltar que incluir esses alimentos no churrasco não significa ter que abrir mãos dos outros acompanhamentos tradicionais, como o arroz branco, o feijão tropeiro, a farofa e a mandioca cozida. Mas, é importante que esses pratos sejam consumidos sem excessos.

“Uma opção de carboidrato é sempre bem-vinda para acompanhar carnes. Podemos incluir tranquilamente nossos pratos favoritos do churrasco na alimentação, desde que respeitemos as quantidades adequadas, sem exagerar no consumo” finaliza Renata.

Se você gostou da dica da nutricionista, anote as sugestões de receitas para deixar o seu churrasco mais completo e saboroso!

Espetinho de vegetais:
1 pimentão amarelo cortado em cubos
1 cenoura média cortada em fatias finas
1 batata-doce roxa cortada em cubos de 1cm de espessura
2 cebolas médias cortadas em 4 partes
Espetinhos de churrasco

1) Monte os espetinhos colocando o pimentão amarelo, a cenoura, a batata doce e finalizando com a cebola.
2) Tempere com azeite e sal e leve para a churrasqueira até que os vegetais fiquem bem dourados.
3) Sirva acompanhando carnes fatiadas e arroz branco.

Discos de abobrinha:
1) Corte uma abobrinha brasileira em rodelas de 1 cm de espessura.
2) Tempere com azeite, sal e orégano a gosto.
3) Leve para a churrasqueira até que os discos de abobrinha fiquem bem dourados.
4) Sirva acompanhando espetinhos de carne ou frango e salada de batata com maionese.

Batata com alecrim:
1) Corte batatas bolinha lavadas ao meio, mantendo a casca.
2) Tempere com alecrim, azeite e sal.
3) Leve para a churrasqueira até que fiquem macias.
4) Sirva com linguiça grelhada, farofa e salada de folhas temperada com vinagrete.

Cogumelos grelhados:
5 cogumelos portobelo
1 dente de alho amassado
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

1) Faça uma pasta com o azeite, o sal, a pimenta e o alho amassado.
2) Tempere os cogumelos, deixando o caule para cima e leve para a churrasqueira até que fiquem dourados.
3) Sirva com arroz temperado e carnes fatiadas.

Vinagrete de rúcula:
1 xícara de cebola cortada em cubos
1 xícara de tomate cortado em cubos
1/2 xícara de folhas de rúcula cortadas ao meio
2 colheres de sopa de cheiro verde fresco picado
2 colheres de sopa de azeite
50 ml de suco de limão
50 ml de água
1 colher de chá de sal

1) Misture delicadamente todos os ingredientes.
2) O ideal é que esta receita seja preparada pelo menos uma hora antes de servir e que fique armazenada em geladeira.
3) Sirva com salada de folhas, com linguiça assada, com pães ou torradas.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede também foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti. A pesquisa, chamada Top of Mind, é realizada todo ano pelo Datafolha, em mais de 170 cidades brasileiras.

Atualmente, a marca possui mais de 50 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo