Garanta sua sobremesa com frutas enlatadas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Érica Carmo
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas

Abeaço dá dica de receita de bolo integral feito com pêssego em lata - Divulgação Abeaço dá dica de receita de bolo integral feito com pêssego em lata - Divulgação

Abeaço dá dica de receita de bolo integral feito com pêssego em lata

Para garantir a ingestão diária de frutas ou ter uma opção saudável de sobremesa, os enlatados são uma boa alternativa. Ricas em fibras e vitaminas, as frutas em lata ficam protegidas da ação da luz e do oxigênio, que deterioram suas propriedades nutricionais. Deste modo, as frutas enlatadas são ideais também para armazenamento, garantindo uma opção de sobremesa, seja consumindo a fruta direto da lata ou usando-a como ingrediente em alguma receita.

De acordo com estudo do Departamento de Ciência Alimentar e Nutrição Humana da Universidade de Illinois (EUA), as frutas em lata são opções saudáveis e que podem ser mais nutritivas do que a versão in natura. Isso porque as frutas frescas começam a perder as vitaminas assim que são partidas. Sem contar que há perda de nutrientes no percurso entre a colheita e a casa do consumidor, pois a fruta é transportada e exposta em feiras ou supermercados.

Com a versão enlatada isso não acontece, pois o intervalo de tempo entre a colheita do alimento e o seu processamento é curto, segundo a pesquisa. Outra vantagem das frutas enlatadas é que elas são envasadas no auge de sua safra e maturação, o que garante alimentos mais nutritivos e preços de venda mais acessíveis.

“Na sua maioria, as frutas são preparadas na própria lata ou envasadas a quente. Nos dois casos, não é necessário adicionar qualquer conservante químico, pois a lata é barreira total contra a ação do meio externo, já que é fechada hermeticamente”, explica a engenheira de alimentos Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço).

No mercado, há diversas opções de frutas enlatadas, como abacaxi, ameixa, pêssego e figo. Algumas delas podem ser encontradas nas versões tradicional, light e até mesmo diet. Há ainda ótimas saladas de frutas em calda com frutas que não são encontradas em todas as estações, como pêssego, abacaxi, cereja e figo.

Rico em vitaminas C, A e B1, o abacaxi em calda enlatado auxilia na redução de gordura e inflamações, facilita a digestão de proteínas e melhora a função intestinal. Além disso, é uma boa opção para pessoas que têm pouca tolerância à acidez da fruta in natura.

Já as ameixas secas ou em calda enlatadas são riquíssimas em fibras alimentares e ajudam no trânsito intestinal. São ótimas para pessoas com prisão de ventre. Uma porção de 10 unidades de ameixa seca em lata tem 4,2 gramas de fibras, o que significa 17% das necessidades diárias de um adulto (dieta de 2.000 calorias diárias).

O pêssego em calda enlatado é outra opção, tanto para ser consumido direto da lata ou como ingrediente de sobremesas. O teor nutricional dos pêssegos em lata é muito semelhante em comparação aos frescos. As conservas de pêssegos fornecem quantidades significativas de vitamina C, vitamina A e vitamina E, que são excelentes nutrientes antioxidantes, auxiliando, principalmente, no sistema imunológico.

Que tal aproveitar o pêssego enlatado e fazer um delicioso bolo? Confira a dica de receita da Abeaço!

Bolo Integral de Pêssego

Ingredientes
1 lata de pêssego em calda
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de chá de leite semidesnatado
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1/4 xícara de chá de óleo
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

- No liquidificador bata os ovos, o açúcar, o óleo e o leite.

- Em um recipiente separado, junte as farinhas e o fermento.

- Coloque em uma assadeira previamente untada.

- Asse em forno pré-aquecido em temperatura média/baixa por aproximadamente 35 minutos.

Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br.