Brasil,

Pavê Salgado - Marca Tirolez Divulgação

Pavê Salgado - Marca Tirolez Divulgação

Sexta-feira Santa: confira dicas para preparar um cardápio completo sem carne vermelha

As sugestões são práticas e ajudarão a variar as receitas tradicionais do período

A Sexta-feira Santa é o dia de reflexão para os cristãos que, geralmente, seguem a tradição de não consumir carne vermelha. Por isso, um dos maiores desafios neste período é preparar receitas que agradem os membros da casa com os ingredientes típicos da ocasião, como o bacalhau.

Para um almoço capaz de agradar a todos os paladares, invista em ingredientes que harmonizam com diversos preparos. O queijo, por exemplo, é fácil de encontrar e combina com receitas doces e salgadas. Além disso, garante uma refeição mais equilibrada e nutritiva. Por isso, a Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do país, ensina o preparo de um cardápio completo. De entrada, o Pavê Salgado Tirolez tem como opção de recheio atum, tomate ou nozes. Já como prato principal, o Escondidinho de Bacalhau pode ser incrementado com arroz branco. Finalize com o Sorvete de Requeijão, uma opção leve que leva poucos ingredientes.

Confira as receitas completas abaixo:

Pavê Salgado Tirolez

Ingredientes

Para o pão de ló
8 gemas (120 g)
½ xícara (chá) de farinha de trigo (60 g)
8 claras (360 g)
1 colher (chá) de sal (4 g)

Opções de recheio

Recheio de atum

1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (200 g)
1 lata de atum escorrido
½ xícara (chá) de azeitona verde picada
2 colheres (sopa) de salsinha picada
½ colher (chá) de sal

Recheio de tomate

1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (200g)
200 g de tomates-cereja picados
1 colher (chá) de orégano seco (1g)
½ colher (chá) de sal (2g)
Pimenta-do-reino a gosto

Recheio de nozes

1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (200g)
1 dente de alho bem picado
2 colheres (sopa) de manjericão picado (12g)
4 colheres (sopa) de noz picada
½ colher (chá) de sal

Modo de preparo

Prepare o pão de ló

- Preaqueça o forno a 180 °C e forre uma assadeira grande (38 cm x 26 cm) com papel-manteiga.

- Com o auxílio de uma batedeira ou um fouet (batedor de ovos), bata as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado e formar um creme fofo. Adicione a farinha e o sal, misture bem e reserve.

- Bata as claras em ponto de neve (pico firme), misture-as delicadamente à mistura de gemas e farinha. Utilize o fouet ou o arame da batedeira para incorporar fazendo movimentos delicados de baixo para cima para não perder aeração.

- Espalhe sobre a assadeira e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar a superfície.

- Vire a assadeira ainda quente sobre uma tábua e retire o papel do pão de ló. Deixe esfriar, corte em cubos de 0,5 cm e reserve.

Prepare os recheios

- Em uma tigela, misture bem o creme de ricota com os ingredientes do recheio escolhido.

Montagem

- Monte os bolos de camadas: em tigelas individuais ou copos pequenos, faça camadas alternadas de cubos de pão de ló e de recheio. Decore utilizando itens do recheio escolhido, cubra-os com um filme plástico e deixe-os na geladeira até a hora de servir.

Dicas

- Essa é uma receita extremamente prática, fácil de ser feita e versátil, que pode ser montada com antecedência e armazenada para o dia seguinte.

Variações

- Substitua o pão de ló por pão de forma, cortado em cubos.

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 25 minutos

Escondidinho de Bacalhau

Ingredientes
4 batatas médias
1 colher (sopa) de manteiga
2 dentes de alho
1 cebola média picada
1 colher (sobremesa) alho-poró picado
4 colheres (sopa) azeite
2 tomates
500 g de bacalhau
3 colheres (sopa) Requeijão Tirolez
100 g de Queijo Parmesão Tirolez ralado
50 ml de vinho branco seco
50 g de cogumelos
50 g de palmito
1 pouquinho de leite
Farinha de rosca
Salsinha a gosto
Azeitonas pretas a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

- Cozinhe as batatas, faça um purê e reserve.

- Dessalgue o bacalhau e reserve.

- Em uma panela, coloque o azeite e frite cebola, o alho e o alho-poró. Acrescente o bacalhau e deixe fritar um pouco. Coloque os tomates sem sementes picados, pimenta-do-reino e acerte o sal. Acrescente o vinho, os cogumelos fatiados, palmitos picados, as azeitonas e deixe cozinhar em fogo baixo até reduzir todo o líquido. Por último, desligue o fogo, acrescente a salsinha picada e o Requeijão Tirolez.

- Em um refratário coloque metade do purê de batatas, depois distribua o recheio e por cima coloque o restante do purê.

- Faça uma mistura de farinha de rosca e Queijo Parmesão Tirolez. Polvilhe a mistura sobre o escondidinho. Leve ao forno para gratinar.

- Sirva com arroz branco.

Tempo de Preparo: 40 minutos
Rendimento: 4 porções

Sorvete de Requeijão

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite sem soro
2 potes de requeijão tradicional Tirolez
1 saquinho de gelatina incolor

Modo de preparo:

- Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em uma forma de pudim.

- Coloque no freezer por 4 horas.

Dica:

- Como acompanhamento use geleia de frutas vermelhas, goiabada ou outra de sua preferência.

Tempo de preparo: 4h
Rendimento: 8 porções

Sobre a Tirolez

Fundada há 40 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.700 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo