Brasil,

Festival de Bolos Salgados com a chef Cecília Victorio

Bolo Marguerita Bolo Marguerita

Bolos de Polenta com Lingüiça, Queijo com Espinafre e Marguerita são sugestões práticas para deixar a hora do lanche deliciosa

Nada mais gostoso do uma fatia de bolo fofinho. E que tal estender essa delícia para outras refeições preparando bolos salgados que podem ser saboreados no almoço como opção de lanche? Para quem aprova essa idéia, a chef Cecília Victorio selecionou três receitas que, além práticas e nutritivas, valem por uma refeição pois levam legumes, queijo e até lingüiça.

Para quem gosta de Bolo de Fubá, a chef criou um Bolo de Polenta com Lingüiça. Super saborosa, essa versão é cozida na panela antes de ir ao forno para ficar com uma textura incrível.

Outra sugestão deliciosa é o Bolo de Queijo com Espinafre que tem uma massa colorida com as folhas da verdura. Já, para os fanáticos por pizza, aqui ela ganha uma versão mais fofinha no Bolo Marguerita que leva folhas de manjericão.

Aproveite essas sugestões da chef Cecília e deixe seu fim de semana ainda mais gostoso!

BOLO DE FUBÁ COM LINGUIÇA

Massa:
2 xícaras de chá de leite integral
2 xícaras de chá de fubá
1 colher de sopa de manteiga
4 ovos ligeiramente batidos
100g de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola média picada
½ xícara de chá de azeitonas picadas
1 ½ xícara de chá de lingüiça calabresa picada
1 colher de sopa de cebolinha
1 colher de sopa de fermento em pó
sal
pimenta do reino
salsinha picada
orégano

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o azeite e as lingüiças cortadas em pequenos cubos. Frite até dourar. Tempere a gosto com orégano, salsinha, cebolinha, sal e pimenta. Reserve. Em outra panela, coloque o leite, a manteiga, o fubá e leve ao fogo médio até engrossar. Retire do fogo, misture os ovos, o queijo, as azeitonas, a cebola e a lingüiça. Por último, acrescente o fermento e mexa delicadamente. Use uma forma de 22 cm com buraco no meio untada com manteiga e polvilhada com fubá. Coloque toda massa na forma. Leve para assar a 180º C por 35 minutos ou faça o teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar.

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 1h20 minutos

BOLO DE QUEIJO COM ESPINAFRE

Massa:
4 ovos
¾ de xícara de chá de leite integral
¾ xícara de chá de óleo de milho
2 xícaras de chá de polvilho doce
1 xícara de chá de farinha de trigo
½ colher de café de sal
150g de queijo parmesão ralado
1 ½ xícara de chá de espinafre picado
1 colher de sopa de fermento em pó

Decoração:
25g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Bata os ovos, o leite e o óleo no liquidificador por 2 minutos. Junte o queijo ralado e bata por mais 2 minutos. Com o liquidificador ligado, adicione o sal e aos poucos vá acrescentando o polvilho e a farinha até obter uma massa homogênea e lisa. Coloque essa massa num bowl, acrescente o fermento e mexa com o fuê sem bater. Unte e enfarinhe uma forma de buraco de 22 cm. Coloque metade da massa na forma. Espalhe o espinafre picado sobre a massa e coloque o restante. Finalize polvilhando queijo ralado. Leve ao forno a 180º C por 45 minutos.

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1h

BOLO MARGUERITA

Massa:
3 ovos médios
1e ½ xícara de chá de leite integral
50 ml de suco de limão
¾ de xícara de chá de óleo de milho
1/3 de xícara de chá de queijo ralado
2 colheres de sopa de salsa picada
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó

Recheio:
350g de muçarela picada
2 tomates picados sem pele
1 colher de sopa de salsa picada
azeitonas picadas a gosto
sal
pimenta do reino
orégano
2 colheres de sopa de azeite
folhas de manjericão para decoração
azeitonas inteiras sem caroço para decoração

Modo de preparo:

Em um bowl, misture o leite com o limão para que ele talhe. Deixe descansar por 15 minutos. Bata no liquidificador o leite talhado, os ovos, o óleo e o queijo ralado. Coloque esse líquido em um bowl. Acrescente a farinha e mexa com o fuê sem bater até obter uma massa homogênea e lisa. Adicione o fermento e mexa delicadamente sem bater. Por último, acrescente a salsa e mexa lentamente só para incorporar. Unte e enfarinhe uma forma de 25 cm redonda removível. Coloque metade da massa na forma. Distribua metade do queijo e dos tomates picados, já temperados sobre a massa. Coloque o restante da massa e depois espalhe o resto do recheio. Leve ao forno a 180°C por 35 minutos. Após retirar do forno finalize colocando algumas azeitonas e folhas de manjericão frescas sobre o bolo.

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1h



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::