Basilar ensina a preparar a massa perfeita e realçar o sabor das suas refeições

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Luíza Mousinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas

Receita de Ninho Recheado - Divulgação Basilar Receita de Ninho Recheado - Divulgação Basilar

Os segredos para um macarrão com mais sabor está no seu modo de preparo

O macarrão é um alimento do dia a dia e, ainda assim, muitos se perguntam por que suas receitas não ficam tão gostosas. Para comemorar o Dia Mundial do Macarrão em 25 de outubro, Basilar, marca de massas pertencente à M. Dias Branco, dá algumas dicas para preparar corretamente esse ingrediente e realçar o seu sabor. Veja a seguir:

- Para cada 100 g de massa, use um litro de água. Exemplo: ao preparar 300 g, ferva 3 litros de água. A massa deve estar coberta com água e uma quantidade sobrando. Sempre mexa para desgrudar as partes que estão juntas.
- Não tenha pressa! Apenas coloque a massa em água fervendo, assim, ela evita ficar pegajosa e grudenta.
- Não há a necessidade de colocar óleo na água, pois não é ele o responsável pela massa soltinha. Além disso, o óleo deixa a massa escorregadia e não permite que o macarrão absorva o molho.
- Muitos têm o costume de lavar o macarrão em água fria após seu cozimento. Saiba que isso retira o amido da superfície da massa que ajuda a absorver o sabor do molho. Só coloque o macarrão em água fria caso ele passe do ponto.
- Para saber o ponto ideal da massa, prove-a. Se ela estiver resistente, sem grudar nos dentes, está pronta.

Gostou das dicas? Agora as coloque em prática ao preparar o Ninho Recheado e o Penne ao Molho de Queijo e Linguiça. Assim, você comemora em grande estilo a data e surpreende seus familiares ao preparar pratos com ainda mais sabor. Confira:

Receita de Ninho Recheado

Ingredientes:
1 pacote de Macarrão Ninho Basilar
2 copos de requeijão cremoso
150 g de presunto fatiado em cubos
150 g de mussarela fatiado em cubos
150 g de azeitonas picadas
100 g de champignon

Para o Molho:
500 g de carne moída
500 g de extrato ou polpa de tomate
Temperos: óleo, alho, cheiro verde, tempero em pó, sal a gosto

Modo de Preparo:
- Aqueça o óleo em uma panela e coloque o alho para dourar.
- Em seguida, coloque a carne moída e mexa bem. Junte o sal, o tempero em pó e o cheiro-verde, frite bem.
- Misture o extrato/polpa de tomate e acrescente um pouco de água. Deixe ferver e desligue o fogo. Reserve.
- Num refratário grande, forre o fundo de uma forma quadrada com o molho da carne moída. Coloque os ninhos ainda crus. Sobre eles, coloque o requeijão e acrescente presunto, a mussarela, as azeitonas e o champignon.
- Cubra-os com o molho da carne moída. Forre a forma com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos.
- Sirva em seguida.

Penne ao Molho de Queijo e Linguiça

Ingredientes:
Para o molho
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 litros de leite, em temperatura ambiente
4 xícaras (chá) de queijo meia-cura ralado
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de óleo
600 g de linguiça fresca, em rodelas
2 cebolas grandes, cortadas em meia-lua

Para a massa
1 embalagem de Penne Basilar (500 g)
1 colher (sopa) de sal
3 talos de cebolinha picados

Modo de Preparo:
- Em uma panela derreta a manteiga e junte a farinha. Em fogo baixo, mexa por alguns instantes até tostar a farinha.
- Aos poucos, despeje o leite, mexendo vigorosamente para não empelotar.
- Cozinhe para que encorpe, acrescente o queijo e mexa até obter um molho homogêneo e espesso. Tempere com o sal e desligue o fogo.
- Aqueça uma frigideira com o óleo e doure as linguiças. Retire-as e, na mesma frigideira, doure as cebolas. Misture a linguiça, desligue o fogo e reserve.
- Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
- Escorra imediatamente, acrescente o molho e misture a linguiça acebolada. Polvilhe a cebolinha e sirva em seguida.

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

Sobre a Basilar

Líder em vendas no interior de São Paulo, a Basilar completou 50 anos em 2014. Originária de Jaboticabal, a marca investe em tecnologia e inovação para levar a mesa do consumidor macarrão de verdade de alta qualidade. A Basilar pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos e possui mais de 30 tipos de massas que compõem as linhas de Sêmola e Comum.

SAC Basilar: 0800 702 1119
www.basilar.com.br

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com sessenta e cinco anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos, bits de cereais, cobertos de chocolates, torradas e refrescos. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram um total de 18,6 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 15 unidades industriais e 37 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 30 países em todos os continentes.