Brasil,

Receita de Kimchi do Chef Andre Pionteke

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Ornellas
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Receita de Kimchi do Chef Andre Pionteke

Uma conserva com sabores fortes e penetrantes e, na maioria das vezes, muito picante. O Kimchi surgiu como grande parte das conservas populares, era uma forma de preservar os alimentos durante invernos rigorosos. Com o passar do tempo foi se tornando um produto elaborado e com diversas variações.

No Brasil, a iguaria coreana com sabores complexos tem se tornado cada vez mais presente e pode ser encontrada até mesmo em mercados que não são especializados em culinária oriental. Uma forma interessante de adicionar o Kimchi às suas receitas é preparar a conserva em casa, pois é possível adequar o nível de pimenta ao seu paladar e adicionar ingredientes de sua preferência, afinal a receita é uma base de fermentação que pode ser feita de inúmeros jeitos.

O chef Andre Pionteke, participante do Masterchef profissionais 2018 e especialista em cozinha de produto, é um grande apreciador do Kimchi e utiliza em várias das suas receitas. Por isso, ele preparou um passo-a-passo de como ele costuma produzir e conservar. O chef sugere como acompanhamento o tradicional arroz japonês sem tempero (gohan) e uma deliciosa barriga de porco.

Kimchi de acelga caseiro

Ingredientes para salmoura:
3 xícaras de sal marinho
3 acelgas de tamanho grande, cortadas em 4 partes
24 xícaras de água em temperatura ambiente

Ingredientes para a pasta Kimchi:
2 1/4 xícara de água
1 folha grande de alga seca Kombu ou Dashima
1 shitake seco
1/4 xícara de farinha de arroz doce
1 1/4 xícara de molho de peixe de boa qualidade
3 colheres de camarão salgado fermentado coreano Saewoo-Jeot (Você pode substituir por pasta de camarão fermentada tailandesa)
1 colher de sopa de sal marinho
25 dentes de alho
1 pedaço de 6 cm de gengibre
½ cebola grande
1 maçã sem o miolo e sementes
3 a 5 pimentas vermelhas
3 xícaras de Gochugaru (flocos de pimenta vermelha coreana)
1 nabo de tamanho médio cortado em julienne
½ maço de cebolinha, cortado ao meio no sentido do comprimento e depois cortado em pedaços longos de aproximadamente 5cm

Opcionais:

Podem ser adicionados outros vegetais de sua preferência, como por exemplo: nirá, cenoura ou alho-poró

Utensílios:
Pote grande que comporte toda a acelga com a salmoura
Potes de vidro esterilizado e com boa vedação
Luvas descartáveis

Modo de preparo:

Corte a acelga em 4 partes iguais, lave as folhas, passe sal entre as folhas e reserve em um pote grande com a água e o sal por pelo menos 6 horas. O ponto correto da folha é quando ela não quebra mais ao ser dobrada.

Para a pasta, coloque em uma panela a água, a alga kombu e o shitake seco. Quando ferver reduza a temperatura e deixe 5 minutos em fogo baixo. Retire a alga e o cogumelo, dilua a farinha de arroz em um pouco de água e acrescente ao caldo, mexendo sem parar até formar um mingau, desligue o fogo e deixe esfriar. Despeje a mistura fria no liquidificador e acrescente o molho de peixe, a sopa de camarão, sal, pimentão vermelho, alho, gengibre, cebola e a maçã. Bata todos os ingredientes até virar uma pasta homogênea e, por fim, junte os flocos de pimenta coreana. Acrescente à mistura o nabo, cebolinha e demais vegetais de sua escolha.

Enxágue com água a acelga para retirar todo o excesso de sal e deixe escorrer. Esfregue a pasta em todas as folhas e deixe elas enroladas (Utilize luvas descartáveis neste processo).

Após espalhar o tempero em toda a acelga, acomode as “trouxinhas” em potes de vidro, preenchendo quase todo o espaço. Deixar em temperatura ambiente durante um dia e depois conservar na geladeira. Consumir a partir de dois dias após o preparo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo