Brasil,

Curau de milho verde é opção saborosa para festa junina

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Evelyn Spada
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Curau de milho verde é opção saborosa para festa junina

Ingrediente típico do mês leva o gosto umami ao seu arraiá

Quando chega o mês de junho todo o Brasil já se anima. Com o arraiá batendo na porta, é hora de preparar a decoração e juntar as melhores receitas típicas de festa junina. Considerada a segunda maior comemoração do país – perdendo apenas para o Carnaval – a celebração foi trazida pelos portugueses no período de colonização.

A data também conta com os ingredientes mais amados pelos brasileiros, sendo um deles o milho, alimento que confere o gosto umami - um dos cinco gostos básicos do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo. A nutricionista do Comitê Umami, Marília Zagato, afirma que o milho é uma ótima pedida, já que é fácil de encontrar e agradar a todos os paladares. “Assim como outros alimentos que proporcionam o umami, o milho realça o sabor das preparações”, explica.

E para a festividade, Marília separou uma receita de curau de milho verde, uma saborosa pedida para preparar e se deliciar.

CURAU DE MILHO VERDE TRADICIONAL

Ingredientes
8 espigas médias de milho-verde (1,1 kg)
3 xícaras (chá) de leite (750 ml)
2 xícaras (chá) de açúcar (350 g)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
Canela em pó a gosto (para polvilhar)

Modo de Preparo

1) Debulhe as espigas de milho com o auxílio de um ralador ou faca afiada. Coloque topa da polpa no copo do liquidificador, junte metade do leite e bata em potência alta, por 3 minutos, ou até triturar bem. Passe por uma peneira e pressione com as costas de uma colher para extrair o máximo de líquido.

2) Transfira o líquido peneirado para uma panela e acrescente o leite restante, o açúcar e a manteiga.

3) Coloque a massa peneirada em uma panela e coloque o leite, o açúcar e a manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 10 minutos, ou até obter um caldo espesso.

4) Retire do fogo, transfira para uma tigela e, por cima, polvilhe com canela.

5) Leve à geladeira até firmar. Sirva gelado.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo