5 receitas com milho para a Festa Junina

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vera Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

A Vapza, empresa que possui tecnologia pioneira no Brasil para produção de alimentos cozidos no vapor e embalados à vácuo, destaca em seu blog cinco receitas fáceis e práticas para as festas juninas. Para outras deliciosas receitas, acesse: https://vapza.com.br/blog no mês de junho, desconto na loja on line - https://vapza.com.br/blog

Uma imagem contendo mesa, interior, pessoa, comida Descrição gerada automaticamente

1. Milho na brasa com castanhas

4 pacotes de milho verde Vapza cozido no vapor (8 espigas)
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher de sopa de castanha-de-caju picada
1 colher de sopa de castanha-do-pará picada
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
Sal a gosto

Em um recipiente, misture a manteiga, as castanhas e os temperos e adicione sal a gosto. Tampe o recipiente (pode usar filme plástico) e deixe na geladeira até firmar. Reserve.

Leve as espigas de milho verde Vapza cozidas para tostar na churrasqueira ou sobre uma grelha quente. Vire as espigas para tostar igualmente de todos os lados. Coloque uma colher de manteiga gelada por cima do milho bem quente e sirva enquanto ela estiver derretendo.

2. Bolinho de milho com queijo

2 pacotes de milho verde Vapza cozido no vapor (4 espigas)
1 colher de sopa de margarina
1 cebola picada
1 ovo
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de salsinha picada
200 g de queijo muçarela em cubinhos
2 colheres de sopa de amido de milho
1 clara de ovo batida
1 xícara de chá de farinha de rosca
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Óleo para fritar

Retire os grãos das espigas de milho Vapza com auxílio de uma faca e bata no liquidificador com a margarina, a cebola e o ovo. Transfira para uma panela e tempere com sal e pimenta a gosto. Adicione a farinha e a salsinha e misture bem.

Leve ao fogo baixo e cozinhe até desgrudar do fundo da panela, mexendo sempre para não grudar no fundo. Espere esfriar e modele os bolinhos. Passe os cubos de queijo no amido de milho e recheie os bolinhos com eles.

Em seguida, passe os bolinhos na clara de ovo batida e depois na farinha de rosca. Coloque-os em um recipiente, cubra com filme plástico e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora. Depois, aqueça o óleo em uma frigideira e frite os bolinhos até dourar.

3. Bolo de milho (sem glúten)

2 pacotes de milho verde Vapza cozido no vapor (4 espigas)
3 ovos
1 xícara de chá de leite
1 vidro de leite de coco
1 ½ xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de fubá
½ xícara de chá de amido de milho
1 colher de sopa rasa de fermento químico em pó
Fubá e manteiga ou óleo para untar a forma
Açúcar de confeiteiro e canela em pó para polvilhar

Raspe os grãos das espigas de milho Vapza cozidas no vapor com auxílio de uma faca. Bata o milho no liquidificador com os ovos, o leite, o leite de coco, o açúcar, o fubá, o amido de milho e o fermento.

Transfira a mistura para uma assadeira grande (27,5 x 18,5 cm) untada com manteiga ou óleo e polvilhada com fubá. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até que o palito saia limpo. Deixe esfriar e polvilhe açúcar de confeiteiro e canela em pó.

4. Canjica amarela

1 pacote de mugunzá (canjica amarela) Vapza cozida no vapor
1 litro de leite
2 latas de leite condensado
200 ml de leite de coco
1 xícara de chá de coco ralado
⅓ de xícara de chá de açúcar
3 pedaços de canela em pau
5 cravos-da-índia
Canela em pó para servir

Retire a canjica amarela Vapza do pacote conforme as instruções da embalagem e transfira para uma panela grande. Adicione os demais ingredientes (exceto a canela em pó) e leve ao fogo médio por 20 minutos, mexendo sempre até ficar com a consistência cremosa. Polvilhe canela em pó para servir.

5. Canjica cremosa com amendoim

1 pacote de canjica Vapza cozida no vapor (milho branco)
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1 xícara de chá de amendoim torrado sem pele e sem sal
Canela em pau a gosto
Canela em pó a gosto para servir

Retire a canjica Vapza do pacote conforme as instruções da embalagem e transfira para uma panela. Adicione o leite, o leite condensado e a canela em pau e deixe ferver por 10 minutos. Enquanto isso, triture o amendoim torrado com auxílio do processador.

Tire a panela do fogo, adicione o amendoim e o creme de leite e mexa bem. Polvilhe canela em pó por cima para servir.