Brasil,

Festival gastronômico traz clássico da cozinha italiana

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariza Sabino
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Engin Akyurt Engin Akyurt

Presença obrigatória nos menus de restaurantes italianos, o clássico Spaghetti Alla Carbonara será o mais novo sabor no cardápio oficial do 15º Festival Italiano de Nova Veneza, que acontece entre 6 a 9 de maio e será disponibilizado na Cantina da Nonna

Além dos tradicionais pratos de lasanha, nhoque, massas com porpetas e diversos molhos, o 15ª Festival Italiano de Nova Veneza prepara para a edição comemorativa de seu debut, lançamento de prato clássico da culinária italiana na programação, o Spaghetti Alla Carbonara, massa com toques de bacon e pimenta do reino. Presença obrigatória nos menus de restaurantes italianos, o prato será servido na festa que acontece de 6 a 9 de junho, em Nova Veneza (GO).

Com inspiração nesse suculento prato de massa, a chef Vânia Maria Alves, responsável pela cozinha oficial do Festival, fez inúmeros testes com a receita original e adaptou esse ‘meravigla’ para o paladar do goiano. O Spaghetti Alla Carbonara não possui origem definida e há lendas que indicam que o prato é romano e foi criado pela necessidade dos “carbonari” (pessoas que trabalhavam com carvão) em ter um alimento nutritivo e simples. Eis que surge o prato, uma bela combinação de carboidratos, proteínas e gordura: massa longa, “pancetta” curada e defumada, queijo pecorino, ovos e um tempero especial, a pimenta do reino preta. Esses ingredientes poderiam ser conservados por mais tempo sem cuidados especiais e para fazer a refeição, bastava uma panela para cozinhar a massa, já que o molho era servido frio sobre o macarrão quente.

Outra lenda que cerca a história do prato é que a receita era apreciada pelas pessoas que limpavam chaminés, os “carbonaro”. Depois de parar de trabalhar com chaminés, um carbonaro teria aberto uma osteria em Roma e começou a servir um prato semelhante ao Spaghetti Alla Carbonara, chamando-o de Carbonara em homenagem ao trabalho que exercia.

Apesar das lendas, o Carbonara é um dos molhos italianos mais conhecidos e apreciados no mundo inteiro. Segundo a chef Vânia, o prato apesar de levar ingredientes simples, o preparo guarda segredos em todo processo de execução. “Desde a não cozinhar demais a massa a colocar o molho na hora certa é um processo delicado e de extrema atenção, senão compromete todo o sabor característico do carbonara”, explica. O lançamento do prato será no menu da cozinha oficial do Festival, a Cantina da Nonna. O prato pode ser servido com dois tipos de massa, a tradicional que é o espaguete e o público também pode optar pelo talharim.

Apesar de levar ingredientes simples, o prato tem status de alta gastronomia e tem lugar de destaque em menus de restaurantes renomados no Brasil e no mundo. Segundo uma pesquisa patrocinada pelo aplicativo de delivery Just Eat, o macarrão à carbonara é o prato de massa preferido dos jovens italianos entre 15 e 35 anos.

O prato será feito na hora e o visitante vai poder apreciá-lo fresquinho. De acordo com Vânia, quase mil receitas do prato estão previstas para serem feitas no Festival. “Pretendemos fazer 900 receitas no Festival, mas se tiver mais demanda, estamos preparados para fazer ainda mais receitas”, explica a chef que escolheu introduzir o novo sabor no cardápio da festa por ser “a cara da Itália”. Vânia prevê que o novo sabor tenha boa aceitação pelo público.

O Carbonara, apelido dado ao prato pela chef Vânia, possui duas versões e o que difere é o uso do creme de leite. Para o Festival a receita será com o creme de leite que confere, segundo Vânia, mais suculência a refeição. A versão clássica é com ovos, bacon, queijo, azeite e pimenta-do-reino.

Confira a receita do Spaghetti alla Carbonara:

Ingredientes
- 4 ovos (preferência o vermelho)
- 1 xícara de chá de queijo parmesão fresco ralado fino
- 1 xícara de chá de creme de leite
- 500g de macarrão talharim
- 1 xícara de chá de bacon frito em cubos
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Em uma tigela misture os ovos, o parmesão, creme de leite com o sal e a pimenta do reino preta. Bata a mistura com um fouet (batedor de arame) até ficar homogênea.

Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem e reserve 1 xícara de chá da água do cozimento. Escorra o macarrão e coloque em uma tigela. Com o macarrão bem quente, despeje a mistura de ovos, mexendo para que cozinhe o molho com o calor da massa. Se desejar que fique mais cremoso, utilize a água do cozimento do macarrão que foi reservada e adicione aos poucos no macarrão. Transfira para um refratário, salpique bacon e sirva em seguida.

Dica: Os ovos vermelhos tem a cor da gema mais forte e confere mais destaque na mistura.

O Festival

Neste ano, Nova Veneza deve receber em aproximadamente 120 mil visitantes em seus quatro dias de Festival que se enquadra no patamar de grandes festivais gastronômicos do Brasil e integra o Circuito Gastronômico Goiás. A festa foi criada para valorizar a história da cidade, que surgiu da vinda de colonos italianos para o Centro-oeste e que chegaram ao Brasil há mais de 100 anos e também, celebrar a cultura italiana. Cerca de 60% de sua população é formada por descendentes. Chegando a sua 15ª edição, a festa conta pelo segundo ano consecutivo com o apoio oficial da Embaixada da Itália no Brasil.

São mais de mil pessoas envolvidas na organização do evento que, além do resgate cultural, estimula também a economia local. Toda a cadeia produtiva da região é envolvida: de produtores de milho, tomate, hortaliças, gado, frango etc, a profissionais de setor de gastronomia, eventos, artistas, entre outros, todos se envolvem com o festival.

Só no ano passado, a festa movimentou mais de R$ 2 milhões. Com infraestrutura ampliada, a estimativa é que a festa cresça 10% este ano, dando sequência ao ritmo ascendente desde 2017, quando a Associação Pró-Festival Italiano de Nova Veneza (Afesti) assumiu a organização. Serão mais expositores com atrações e pratos para os visitantes. A cidade fica a cerca de 44 quilômetros de Goiânia e 200 quilômetros de Brasília.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo