Brasil,

Entre a pera e o queijo

Entre a pera e o queijo

Na França, em um jantar formal, após o prato principal é servido o queijo e, depois do queijo, a sobremesa. Por isso, os franceses têm a seguinte expressão: "entre la poire et le fromage" (entre a pera e o queijo), que é exatamente a receita de sobremesa deliciosa, indicada pela Wine to You (W2U). A expressão data do século XVII - que significava "ao final da refeição", pois era um momento mais descontraído – e deu origem ao significado atual que é "entre duas situações".

Para harmonizar, a sugestão da W2U é de um vinho francês, do Sudoeste, muito perfumado e frutado, para realçar o contraste entre o gosto entre o doce da pera e o salgado do queijo. O sommelier da Wine to You indica o vinho francês Tarani 100% Malbec IGP Comté Toulousan 2016.

(Preparo: 30 minutos – Cozimento: 30 minutos - serve 4 pessoas)

Ingredientes:
4 peras
150 g de queijo roquefort
150 g de queijo tipo Filadélfia
50 g de uvas passas
80 g de nozes picadas
4 fatias de pão de mel
300 ml de porto vermelho
500 ml de vinho tinto seco
50 g de açúcar
Pimento do reino a gosto

Modo de Preparo:

Despeje o porto e o vinho em uma panela. Descasque as peras deixando-as inteiras e mantendo a cauda. Aqueça o porto e o vinho em ponto de fervura leve, mergulhe as peras, adicione as uvas passas e cozinhe por 20 minutos em fogo brando. Após este tempo, deixe as peras e uvas passas esfriarem no líquido.

Enquanto isso, refogue as nozes picadas em uma frigideira. Deixe esfriar. Grelhe as fatias de pão de mel e corte num formato de disco cada fatia.

Em uma tigela, com um garfo misture o Roquefort com Filadélfia, as passas escorridas e a pimenta do reino, adicione as nozes e continue misturando para obter um recheio homogêneo.

Retirar as peras do vinho. Leve à fervura o vinho para fazer uma "redução" acrescentando o açúcar até obter um ponto de calda (Fio Fino). Corte as peras a 1/3 da sua altura. Com a ajuda de uma colher pequena, esvazie-os sem perfurá-los, para eliminar o coração e as sementes.

Preencha as cavidades com o recheio de queijo, coloque os chapéus das peras em cima. Para dispor no prato de serviço, coloque um disco de pão de mel, a pera e despeje o caldo por cima. Arrume as peras recheadas com as fatias de pão de mel, polvilhe com o suco reduzido. Sirva à temperatura ambiente.

Harmonização:

O Tarani 100% Malbec IGP Comté Toulousan 2016, é um vinho de cor escura, com tons de roxo. No nariz, frutas pretas, mirtilo e amora preta com um toque leve de baunilha. Na boca é carnudo, com taninos suaves e um final doce. Sedutor e frutado. Este vinho é melhor apreciado na sua juventude e pode ser guardado 5 anos. É parceiro ideal de queijos tipo gouda, emmenthal, carnes brancas e vermelhas. É o que os franceses chamam de "vin de copains" (vinho de amigos), aquele é escolhido para compartilhar um papo entre colegas.

FICHA TÉCNICA:
Vinícola: Vinovalie
País: França
Região: Sudoeste
Tipo: Tinto
Variedade: 100% Malbec
Safra: 2016
Álcool: 12%

SOBRE A VINÍCOLA

A Vinovalie reúne quatro cooperativas de vinhos, produtores de diferentes terroirs e denominações do sudoeste da França, que se uniram em 2004 em cooperativas. São elas: Vignerons de Rabastens, Cave de Técou (Tarn), Cave de Fronton (Haute-Garonne), Côtes d'Olt (Lot) e Domaines e Châteaux, as quais fizeram das diversidades das suas denominações Gaillac, Fronton e Cahors a sua força.

Sobre a Wine To You

A W2U nasceu em 2014, apresentando um serviço de compra de bons vinhos, com informações sobre sua origem, tipo de uva, notas de degustação e harmonização. Atualmente, são oferecidos cerca de 100 rótulos de vinhos, entre brancos, tintos, espumantes e roses, originários da Espanha, Itália, França, Hungria e Chile. A empresa também visa apresentar novidades e tendências para o mercado brasileiro, para tanto, possui uma área exclusiva que traz informações, curiosidades, novidades e surpresas do mundo do vinho aos clientes, aproximando-os e familiarizando-os com o universo da bebida.

Onde encontrar:

Telefone: (11) 3122-9500
| (11)94353-5739

www.winetoyou.com.br|@winetoyoubrasil|



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::