Bistrô La Palette ensina receita do Galeto ao Vinho

• SEGS.com.br - Categoria: Receitas

Bistrô La Palette ensina receita do Galeto ao Vinho

Tradicional receita 'Poussin au Vin' ganha toque especial do chef Daniel Valay

O La Palette, bistrô localizado no complexo do Royal Palm Plaza, em Campinas, possui um cardápio variado com pratos elaborados cuidadosamente pelo renomado chef Daniel Valay, que compartilha o passo a passo da receita Poussin au Vin. Na receita, o galeto recebe os toques especiais do vinho tinto seco e do conhaque.

A receita rende porções para quatro pessoas.

Receita do Galeto ao Vinho

Ingredientes:

- 02 unidades de galeto de 700 gramas;
- 02 unidades de cebolas médias descascadas;
- 02 unidades de cenouras médias descascadas;
- 02 unidades detalos de salsão higienizados;
- 500 ml vinho tinto seco;
- 30 ml de conhaque;
- 50 gramas extrato de tomate;
- 30 gramas de farinha de trigo;
- 01 Bouquet garni (louro/talo de salsinha/tomilho);
- 200 gramas de bacon defumado em cubos grandes;
- 08 unidades de cebolinha conserve ou echalote;
- 08 unidades de cogumelos Paris;
- 200 gramas de fettucine cozido ou outra massa similar;
- 50 gramas de manteiga sem sal;
- 01 colher a chá de açúcar;
- 20 ml de óleo de milho ou girrasol;
- Sal e pimenta do Reino

Modo de preparo:

-Desossar os galetos e cortar cada um em 08 partes tomando cuidado de retirar as pontas das asas e coxas;

-Cortar 01 cebola, 01 cenoura e 01 salsão em pedaços médios, acrescentar os cortes de galeto e cobrir com o vinho tinto seco. Deixar marinar de preferência da noite para o dia na geladeira;

-Fazer um caldo claro com as carcaças, cebola, cenoura e salsão. Quando pronto coar;

-Remover os cortes de galeto do vinho e deixar escorrer;

-Aquecer um pouco de óleo na panela, temperar com sal e pimenta do reino os cortes de galeto e dourar. Acrescentar os legumes e refogar mais por cinco minutos. Remover o excesso de gordura e flambar com conhaque;

-Juntar o extrato de tomate e farinha, deixando cozinhar 03 minutes a fogo baixo tomando cuidado de não queimar no fundo da panela;

-Acrescentar o bouquet garni, o vinho tinto da marinada e o caldo claro até cobrir. Cozinhar durante 01 hora a fogo baixo tampado;

-Refogar o bacon defumado numa frigideira e acrescentar os quartos de cogumelos Paris até dourar. Reservar;

-Cozinhar as cebolinhas conserve com água até cobrir, o restante da manteiga, açúcar e uma pintada de sal. Quando o liquido reduzir deixar caramelizar e reservar;

Montagem do prato:

- Aquecer o fettuccine na água com sal e finalizar na frigideira com o restante da manteiga;

- Arrumar os cortes do galeto num prato fundo com o fettuccine no centro, acrescentar o bacon, cebolinha e cogumelos ao molho e deixar reduzir até encorpar;

- Regar o molho por cima do galeto e decorar com um ramo de salsinha.

Sobre o La Palette

O La Palette, tradicional bistrô francês do hotel Royal Palm Plaza, tem cardápio assinado pelo chef executivo, Daniel Valay, é baseado na culinária contemporânea francesa e recebe periodicamente atualizações que buscam contentar e surpreender os mais exigentes paladares. Menus especiais que remetem a algum tema ou ocasiões específicas também proporcionam novas experiências gastronômicas aos visitantes.

Sobre o grupo Royal Palm Hotels & Resorts

O grupo Royal Palm Hotel & Resorts, que iniciou suas operações em hotelaria em 1997, tornou-se referência em eventos, turismo para negócios e lazer. A rede é composta por quatro empreendimentos localizados em Campinas: o Royal Palm Plaza Resort Campinas, um dos melhores e mais completos resorts do Brasil; o The Palms, um 5 estrelas que une a exclusividade de um hotel boutique com toda estrutura de um resort; o Royal Palm Tower, direcionado aos executivos que buscam períodos de curta estada com o conforto do padrão luxo internacional com unidades em Campinas e Indaiatuba e, ainda, o Royal Palm Residence, um hotel ideal para longas estadas.