Brasil,

Mensagem... A felicidade do amigo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens
  • Imprimir
  • E-mail

A felicidade do amigo

Amizade é uma virtude muito louvada. Desde o livro bíblico Eclesiastes se afirma que quem encontrou um amigo encontrou um tesouro.

Jesus chamou amigos aos apóstolos, compartilhando com eles tudo o que o Pai lhe confiara.

Ante o gesto de Maria de Betânia, exalta a manifestação pura da amizade. Aquela amizade que vê além do superficial e oferta ao amigo o que possui de mais precioso.

Enquanto todos estavam preocupados com as regras judaicas, com se servir do melhor no banquete, ela percebeu que o Mestre se despedia.

Eram Seus derradeiros dias sobre a Terra. O coração amigo tudo sentiu e por isso ofereceu o que tinha de mais valioso: o perfume de nardo, guardado para a sua noite de núpcias.

Quantos de nós temos amigos assim? Amigos que veem o de que necessitamos sem que nada digamos.

Esse nos observa a repetir, seguidamente, as mesmas vestimentas e nos providencia melhores vestes. Chegam-nos como presentes.

Aqueloutro se dá conta de que vivemos só e nos prepara uma festa surpresa, com os amigos mais íntimos, para comemorar nosso aniversário.

Outro ainda percebe a sombra da tristeza que se abate em nossas preces, quando as proferimos no grupo de estudos, os comentários quase melancólicos na explanação do Evangelho e descobre as dificuldades que nos abraçam.

Então, providencia alimentos para nosso lar, recebe-nos na Casa Espírita com um pequeno lanche, numa sacolinha discreta.

Amigos. Quem pode viver feliz na Terra, sem eles?

* * *

Nossa memória nos remete a um fato que envolve dois amigos.

Eram um menino e uma menina. Desde os primeiros dias, ainda no jardim de infância, haviam criado esse laço afetivo.

Ano após ano seguiam nas mesmas turmas. Ambos alunos brilhantes. Em certa oportunidade, disputaram a mesma vaga, num concurso literário de grande relevância.

Haviam se esforçado muito na redação dos textos, dedicado à tarefa dias e dias de concentração e análise.

Aguardavam ansiosos pela seleção que a escola faria da produção finalista, que seria remetida à etapa estadual. Grande conquista a quem fosse escolhido!

Naquela semana, contavam as horas.

Quando, enfim, foi anunciado o resultado, a menina, que fora a vencedora, ficou imóvel e muda.

Era o que havia aguardado. Acreditava-se merecedora. Porém, a sua vitória significava a derrota do amigo.

Ele se sentiria magoado?

Foi quando o menino interrompeu o constrangimento do quadro silencioso, na condição assumida de concorrente não contemplado.

Levantou-se, foi até onde estava a vencedora, cumprimentando-a, com muita sinceridade.

Naquele olhar, ela somente viu a mais terna alegria. Era demonstração de felicidade real, pela sua vitória.

Nada além disso: nem mágoa, nem despeito, nem revolta.

Apenas o reconhecimento honesto, pela vitória momentânea de outra pessoa.

Dessa maneira, ela pôde comemorar o seu êxito.

Seguiram amigos. Outros concursos vieram.

Em alguns, ela se sagrou vencedora. Em outros, não. Mas, a partir daquela atitude de verdadeira amizade, jamais se esqueceu de que a felicidade do amigo deve nos felicitar o coração.

Redação do Momento Espírita, com base no
cap. 16, do livro 52 Lições inesquecíveis, de
Patrícia Carvalho Saraiva Mendes, ed. FEP.
Em 19.9.2023.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo