Mensagem... Projeto antidepressivo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens

Projeto antidepressivo

Quando nos percebermos à beira do desânimo, aceleremos o passo para frente. Não nos permitamos parar.

Desenvolvamos, em nossa intimidade, essa espécie de sistema de alerta, que nos mostrará antecipadamente algum perigo emocional que se aproxime.

Oremos, pedindo a Deus mais luz para vencer as sombras.

Toda vez que fazemos uma prece, essa breve conversa com nosso Espírito protetor ou com o Criador, mudamos a sintonia dos pensamentos.

Eles deixam de vibrar em determinada frequência, por vezes, perigosa, e se elevam, buscando auxílio.

Façamos algo de bom, apesar do cansaço que estejamos sentindo.

Uma boa forma de lutar contra esse cansaço da alma, é sair da rotina. Portanto, tratemos de mudar de tarefa, mudar de ares...

Leiamos uma página edificante, que nos auxilie o raciocínio na mudança construtiva de ideias.

Todo conteúdo esclarecedor funciona como uma higiene mental poderosa.

Quando acalentamos ideias, muitas vezes, infelizes, desalentadoras, nos perturbamos. Elas nos tiram o sono, tiram a paz, nos sugam as energias.

Necessário substituir esses conteúdos por outros mais felizes, renovadores.

Façamos contato com pessoas, cuja conversação nos melhore o clima espiritual.

Peçamos ajuda. É muito simples. Basta dizer: Estou precisando ouvir notícias boas, estou precisando de uma pausa. Ou: Estou precisando de ajuda.

Vamos nos surpreender com a disponibilidade das pessoas e como os amigos de verdade virão nos socorrer.

Procuremos um ambiente, no qual nos seja possível ouvir palavras e instruções que nos enobreçam os pensamentos.

São muitos os lugares que nos oferecem conforto espiritual. Importante buscarmos aquele com que tenhamos afinidade de ideias e sentimentos.

Façamos contato com as artes elevadas. Uma boa música tem o poder de nos transportar e de nos tirar desse padrão vibratório penoso que nos esteja aprisionando.

Prestemos um favor, especialmente aquele favor que estejamos adiando.

O movimento de pensar no outro é também uma forma de tratamento, uma forma de nos defendermos dos conteúdos depressivos que nos invadem os pensamentos.

Visitemos um enfermo, buscando reconforto naqueles que atravessam dificuldades maiores que as nossas.

Os estados de melancolia e desânimo podem nos fazer sentir como vítimas, por acreditarmos que todos estão bem, menos nós mesmos.

Fundamental olharmos para os lados e perceber que as provas da vida alcançam a todos.

E quando nos colocamos a serviço de atender a aflição do próximo, as nossas dificuldades acabam sendo, naturalmente, suavizadas.

Guardemos a convicção de que todos estamos caminhando para adiante, através de problemas e lutas, na aquisição de experiência.

Não esperemos facilidades na atual existência, nem grandes espaços de bonança. Estamos em períodos de batalhas íntimas e de transição para um mundo melhor.

Tenhamos a certeza de que vale a pena o esforço. Vale a pena a luta diária.

Sairemos daqui melhores do que chegamos. Eis a grande vitória que nos aguarda.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 45, do
livro Busca e Acharás, pelos Espíritos Emmanuel e