Brasil,

Mensagem... Texto e contexto

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens
  • Imprimir
  • E-mail

Texto e contexto

Quando estávamos nos bancos escolares e líamos um texto, nossos professores nos ensinavam que não há texto sem contexto.

Logo aprendemos que contexto queria dizer as circunstâncias que acompanham um fato ou uma situação.

Assim, deveríamos conhecer o contexto no qual aquele texto fora produzido para que pudéssemos compreendê-lo melhor.

E, com certeza, buscar compreender o contexto, esclarece e enriquece o entendimento do que se lê.

Toda pessoa que escreve algo, tem seus valores pessoais e está inserido em um momento histórico. São esses elementos que transbordam para o texto produzido.

Por isso, quando lemos algo, é importante conhecer em que período histórico ele foi produzido, quem foi seu autor, que ideias defendia.

Dessa forma, o texto se ampliará e ganhará novos entendimentos, permitindo-nos uma compreensão mais nítida e completa do seu conteúdo.

Se pensarmos nas parábolas de Jesus, vamos entender a importância da análise da relação entre o texto e o contexto, para uma interpretação adequada dos ensinos que elas contêm.

Ao lermos as parábolas, nos devemos transportar ao cenário no qual Jesus viveu, agiu e ensinou, a fim de que escutemos Suas palavras, Seus ensinamentos como se fosse um orador daquela região.

Ouvir a voz do Mestre Galileu em toda a Sua originalidade, vigor, riqueza cultural, para compartilhar com ele a pureza genuína dos sentimentos espirituais superiores.

Assim agindo, penetraremos com mais eficiência nos textos evangélicos, e melhor poderemos compreender os Seus ensinos.

* * *

Podemos usar esse mesmo método para situações que ocorrem conosco em nosso dia a dia.

Quantas vezes alguém nos diz algo que não gostamos, nos faz uma crítica, nos dirige uma palavra ríspida. Ou mesmo uma expressão que interpretamos como uma censura.

Isso basta para ficarmos magoados ou ressentidos com a pessoa que assim agiu.

Nessas ocasiões, podemos nos fazer algumas perguntas: Qual a situação emocional que essa pessoa está vivenciando?

Ela estava agitada e falou sem dar tempo para refletir em suas palavras? Estava alterada, por algum motivo?

Se procurarmos entender as circunstâncias em que tais palavras foram ditas, poderemos compreender o contexto e, então, evitar mágoas e ressentimentos.

Podemos também fazer perguntas a nós mesmos para analisarmos como estávamos naquele momento.

Estávamos nervosos e as palavras ditas chegaram aos nossos ouvidos como uma agressão, quando a pessoa não tinha essa intenção?

Estávamos distraídos com outros fatos e demos atenção apenas a algumas palavras e ficamos ofendidos?

Temos certos preconceitos e qualquer palavra dita interpretamos sob esse prisma?

Procuremos entender o significado das palavras e o contexto em que foram ditas. Isso facilitará nossos diálogos e a convivência com as pessoas.

Também nos poderá ajudar na compreensão dos que estão trilhando o caminho conosco, como das situações que uns e outros vivenciamos.

Em síntese, conseguiremos ser mais compreensivos com os outros e conosco mesmos.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 4
do livro Parábolas de Jesus, texto e contexto, de
Haroldo Dutra Dias, ed. FEP.
Em 19.5.2022.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo