Mensagem... Não deixemos para mais tarde

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens

Não deixemos para mais tarde

É comum, ao nos referirmos à nossa vida, falarmos que se trata de uma jornada que percorremos dia a dia.

Portanto, como em qualquer jornada, é necessário dar o primeiro passo para se chegar ao fim do percurso.

Já pensamos em quantos projetos idealizamos em nossas mentes e não concretizamos?

Construímos sonhos, usamos horas refletindo em como seria gratificante se esses sonhos se tornassem realidade.

No entanto, muitos de nós ficamos apenas no plano dos sonhos. Não vamos além.

Esse comportamento de deixar para mais tarde pode nos gerar sentimentos de frustração, de culpa. Ou até nos desmotivar para novas ações.

Poupe o dia de amanhã aos remorsos que nasçam no dia de hoje - escreveu alguém, inspirado.

Poupemo-nos, então, a remorsos no amanhã.

Disponhamo-nos, ainda hoje, a dar o primeiro passo no caminho desejado.

Naturalmente, a vida nos apresenta dificuldades. Importante é darmos o primeiro passo, começarmos a realização de um sonho tão almejado.

Iniciada qualquer ação, comprometamo-nos à continuidade.

Se a caminhada ficar difícil, se algum problema surgir, digamos a nós mesmos: Eu quero! Eu vou conseguir.

Uma técnica muito eficaz é a técnica de um minuto.

Poucos atentamos para o valor de um minuto e, no entanto, em sessenta segundos, como diz certa veiculação radiofônica, tudo pode mudar.

A técnica de um minuto nos ensina que se temos algo a fazer, que pode ser realizado em um minuto, façamos isso de imediato.

Por exemplo, precisamos guardar uma roupa. Podemos fazer em um minuto? Então, façamos!

Precisamos lavar um copo. Podemos fazer em um minuto? Façamos imediatamente.

Essa técnica pode nos ajudar a não acumular encargos e a nos acostumarmos e não deixar para mais tarde, para outro dia, para outra hora, pequenas tarefas do dia a dia.

Podemos ampliar a técnica para cinco minutos, o que nos permitirá maiores possibilidades de ação.

Aprendendo a executar, prontamente, as obrigações simples de nossas vidas, iremos nos moldando para ampliar ações e buscarmos a realização de objetivos maiores.

No exercício das pequenas dificuldades resolvidas a seu tempo, adquirimos capacidade para os complexos emaranhados que, não poucas vezes, nos convidam a decisões seguras.

Valorizemos nossos sonhos. Valorizemos nosso tempo! Não nos mantenhamos parados à beira do caminho da vida.

A vida é dinâmica. A lei do progresso é lei divina. Façamos o que nos compete.

Enriqueçamos nosso dia com experiências valiosas.

Façamos deste dia um marco decisivo em nossa vida.

Usemos este dia, tornando-o importante para nós. Façamos algo que, no futuro, nos permita lembrar dele como a data marcante que definiu para melhor a nossa jornada.

E, se decidirmos por sair do comum, do habitual, da rotina para empreender algo grandioso para o nosso viver, iniciemos com o sol da prece, iluminando nossa mente.

Permitamos que a luz da oração plenifique de paz nosso coração e trabalhemos, crescendo.

Redação do Momento Espírita, com base nos caps. 5 e 10
do livro Momentos de decisão, pelo Espírito Marco Prisco,
psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 13.5.2022.