Mensagem... Nossa contribuição

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens

Nossa contribuição

Timothy John Berners-Lee nasceu em Londres, na Inglaterra. Aos sessenta e cinco anos de vida continua muito ativo profissionalmente.

Ele é o criador da World Wide Web, um espaço por onde informações, textos, imagens e outros documentos circulam, através da Internet, que é um sistema de computadores conectados em rede.

Nasceu em uma família, na qual os pais eram cientistas da computação e trabalharam na criação do primeiro computador comercial.

Ainda criança, aprendeu sobre eletrônica mexendo em uma ferrovia de brinquedo.

Ao entrar na Universidade de Oxford para estudar Física, criou um computador a partir de uma televisão usada.

Em 1976, formou-se em Física e passou a construir sua carreira trabalhando em diversas instituições.

Na década de 1980, trabalhou no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, em Genebra, organização europeia de pesquisa, que opera o maior laboratório de Física de partículas do mundo.

Foi ali que apresentou a sua proposta para compartilhamento de textos entre os cientistas, o que facilitaria muito as pesquisas realizadas.

Em 1990, publicou o primeiro site com a descrição do seu projeto.

Apresentando ao mundo a sua ideia, não quis patenteá-la, isto é, não quis ter os direitos exclusivos de uso.

Segundo ele, tratava-se de uma invenção de utilidade pública.

Ele é um dos responsáveis pela profunda mudança no mundo das comunicações.

E continua trabalhando, no intuito de lançar programas inovadores, visando impulsionar a Web como meio para mudanças positivas.

Uma visão abrangente, global.

Todos nos beneficiamos, diariamente, de sua criação que nos facilita as pesquisas, os estudos, o trabalho.

* * *

A decisão de Tim Berners-Lee deixar sua criação como de utilidade pública, demonstrou ter ciência da importância do conhecimento como instrumento transformador da sociedade em que vivemos.

Poderia ter pensado apenas em si, em ganhar muito dinheiro.

Mas, pensou em oferecê-la ao mundo. Difícil nos imaginarmos, hoje, sem as grandes possibilidades de produção científica, acesso a tantas e preciosas informações.

Ele ofereceu seu legado para a Humanidade, enquanto ainda trabalha no sentido de diminuir os preços de acesso à Internet.

Nós também podemos pensar no nosso próprio legado.

Em síntese, todos podemos contribuir para com a sociedade, se olharmos para além dos interesses individuais, e oferecermos nossa contribuição ao meio em que estamos inseridos.

Podemos compartilhar o que temos de melhor: nossos bons sentimentos, nossas ideias nobilitantes, nossas ações construtivas.

Uma ideia que testamos e deu certo. Pode até ser algo bem simples, mas que seja útil para outros.

A decisão do uso de nossas habilidades é nossa. Mas, evitemos guardar para nós o que pode auxiliar ao próximo, por menor nos possa parecer a contribuição.

Pensemos que alguém, em algum lugar, pode dela se beneficiar.

Quem de nós já não teve notícias, por exemplo, de grupos de mães que se auxiliam mutuamente, trocando experiências positivas a respeito de educação de filhos?

Contribuir, socializar. Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com fatos
da vida de Timothy John Berners-Lee.
Em 3.7.2021.