Brasil,

Mensagem... Momentos de aprendizado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens
  • Imprimir
  • E-mail

Momentos de aprendizado

Existem momentos em nossa vida em que nos perguntamos porque essa ou aquela situação está ocorrendo.

O relacionamento harmonioso e tranquilo, repentinamente, se transforma em separação e abandono por um dos pares.

A vivência serena, na intimidade do lar, é atropelada pela violência social, que nos agride.

A saúde e alegria de viver nos abandonam, permitindo a visita incômoda da doença grave, minando-nos as resistências físicas.

O emprego e a estabilidade econômica de ontem são substituídos por graves reveses financeiros.

São acontecimentos. Imprevisíveis uns, tantos indesejáveis, vários deles jamais imaginados.

De repente, transformam o percurso de nossa existência, retirando-nos o chão em que pisávamos.

Se nenhum desses eventos é produto direto da nossa forma equivocada de agir, no agora; se não fomos nós os descuidados, os grosseiros, os desonestos, provocando essas reações, pensemos.

Tudo tem uma causa de ser. Nada é fruto do acaso ou de azares aleatórios.

No mundo e em nossas vidas, existe uma ordem divina que a tudo preside.

Portanto, se nada do que nos aconteça de mal é o efeito de nossas ações do hoje, entendamos que esses reveses têm origem e explicação em ocorrências anteriores à vida presente.

Alguns são o reflexo de atitudes impensadas, agressões realizadas. De toda forma, devem ser entendidos como lições que nos são necessárias.

Não raro, tantos deles planificados antes mesmo de nosso nascimento, na Terra.

Não se trata de castigo ou punição. Mas, sim, aprendizado de virtudes e valores que ainda nos faltam.

Podemos entendê-los como desafios para o fortalecimento do nosso caráter, da nossa maneira de encarar situações e relações.

Tenhamos a certeza de que os dissabores, as dores mais intensas, os momentos difíceis pelos quais passamos, quaisquer que sejam, têm motivos para se apresentarem.

Natural que tenhamos dificuldades para compreender o porquê dessa ou daquela circunstância, especialmente quando o problema é mais grave, o sofrimento mais profundo.

Podemos até nos questionar se merecemos o abandono, o revés, a enfermidade.

É compreensível que, na intensidade do processo, no enfrentamento desses desafios, não possamos aquilatar o quão importante se mostrarão os seus resultados, em nossa trajetória.

Pensemos nisso tudo, portanto, como um enorme convite de aprendizado.

Guardemos a confiança em Deus, que nunca nos abandona e sempre nos auxilia, quando os problemas mais se avolumam e parecem querer diluir todas as nossas resistências.

Façamos da oração nosso fortalecimento moral, robustecimento da nossa coragem.

Reflexionemos sobre nossos objetivos na Terra. Encontramo-nos aqui para provas e expiações, que significam crescimento, progresso, se bem aproveitarmos cada lance das nossas vidas.

Assim procedendo, perceberemos, findo o processo, que importantes aprendizados foram concretizados. Que Deus jamais nos deixou abandonados e sem recursos para bem enfrentar as lições que nos foram propostas.

Pensemos a respeito e aproveitemos as oportunidades que se nos apresentam a cada dia.

Redação do Momento Espírita.
Em 17.12.2020.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo