Brasil,

Mensagem... Cólera

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita,
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens
  • Imprimir
  • E-mail

Cólera

O rapaz fora despedido e ficou muito magoado com o seu chefe. Pegou um papel e grafou toda sua raiva com palavras agressivas e o enviou ao seu ex-gerente.

Quando esse leu o bilhete, assimilou o seu conteúdo venenoso e ficou muito irritado.

Chegando em casa para almoçar, com aquela carga pestilenta, xingou a esposa porque seus sapatos não estavam bem lustrosos. Transferiu o veneno para ela, que sentiu necessidade de agredir alguém.

A vez foi da auxiliar doméstica. A patroa descarregou toda sua ira na pobre moça, porque não havia deixado os sapatos do patrão com o brilho desejado.

A serviçal não tinha ninguém para descarregar sua raiva. Saiu esbravejando. Viu à sua frente um velho cão, que tirava um cochilo tranquilamente deitado no chão.

Não teve dúvidas. Extravasou toda sua raiva em um pontapé no pobre animal.

O cão saiu em disparada e mordeu a primeira pessoa que encontrou no caminho: a vizinha.

Com a mordida, ela recebeu a carga que havia sido emitida pelo funcionário despedido. Tomada de dor e muito irada, acabou por agredir o rapaz que a atendeu na farmácia.

Ele, por sua vez, ao adentrar o lar, furioso, começou a gritar com sua mãe que o aguardava para o jantar.

Que vida miserável! A senhora é culpada por eu ter que trabalhar feito um condenado naquela farmácia. Não aguento mais tantos problemas!

A senhora, calmamente, o envolveu num abraço afetuoso e falou suavemente: É verdade, filho, você tem razão.

E passando a mão nos seus cabelos com carinho, amortizou a ira e fez com que se diluísse aquele veneno letal que havia prejudicado a tantos.

* * *

A força do amor! Não há arma mais poderosa do que o amor!

Ninguém resiste à sua força. Se uma pessoa chega furiosa, agredindo-nos com palavras e lhe respondemos com calma, ela fica como que imobilizada e sem ação.

É como jogar água sobre o fogo. De forma diversa, o revide, a ira, são como o elemento inflamável jogado na fogueira.

Gandhi foi um exemplo vivo da força do amor. Enquanto os opressores portavam armas pesadas, aparentemente invencíveis, ele, com a força do amor, logrou libertar seu povo do jugo estrangeiro.

Se temos usado a tática da desforra, tentemos a tática do amor. Basta que respondamos ao mal com o bem, à violência com a não violência, ao ódio com a paciência.

O ensino do Mestre de Nazaré é sábio quando recomenda que, se alguém nos bater na face direita, lhe ofertemos a outra.

Isso quer dizer que quando nos apresentem a face da revolta, da agressão, mostremos a outra face, a da paciência, da concórdia, da tolerância.

Agindo assim, com certeza, não seremos propagadores da revolta, da cólera, e de tantos outros males que poderiam ser aplacados com apenas algumas gotas de tolerância.

* * *

Quando ficamos irados, os batimentos cardíacos aceleram-se e o sangue flui para as mãos, tornando fácil golpear a quem consideramos nosso oponente.

Por isso, nos chegam notícias de pessoas que agridem o semelhante por motivos irrelevantes. Foram dominadas pela cólera.

Assim, treinemos diariamente para vencermos a raiva, em nós, para o nosso próprio bem.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 26,
do livro Alvorada cristã, pelo Espírito Néio Lúcio,
psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. FEB.
Em 3.12.2020.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo