Brasil,

Mensagem... Cultive este hábito!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens
  • Imprimir
  • E-mail

Cultive este hábito!

Você faz o mesmo trajeto, todos os dias, de sua casa para o trabalho, para o estudo, ou para qualquer outra atividade?

Se a resposta é sim, faça um teste. Tente lembrar se, nesse trajeto, há árvores. E, mais, se essas árvores têm flores em alguma época do ano.

Novamente, se a resposta for sim, você lembra de que cor são essas flores?

Talvez alguns possam responder a essas perguntas dizendo que, no caminho para o trabalho ou estudo estão absortos em suas preocupações, e não é possível apreciar algo à sua volta.

Outros poderiam dizer que, preocupados com o trânsito, ao dirigir, não podem se distrair com a paisagem.

Na verdade, grande número de pessoas, imersas na rotina das grandes cidades fazem, da correria do dia a dia, uma forma de vida, e fecham-se em um mundo só seu.

Não há nada que nos impeça de contemplar plantas, praças e jardins da janela do carro ou do ônibus que usamos diariamente. Se estamos dirigindo, há sempre um sinal vermelho que nos permite olhar para os lados.

Muitas pessoas acreditam que o contato com a natureza só se dá em passeios de fim de semana ou nas viagens de ecoturismo. Dessa forma, acabam por não valorizar os momentos diários.

Na verdade, qualquer contato com plantas, seja em pequenos vasos, seja em amplos e belos jardins, seja em uma praça ou em um parque pode nos proporcionar prazer.

O perfume das flores pode nos trazer lembranças muito caras.

Cultivar plantas é um hábito extremamente saudável. Há estudos que mostram que a jardinagem pode auxiliar no controle de algumas doenças, como pressão alta e doenças cardíacas, por exercer um efeito relaxante.

O contato com a terra, a expectativa do crescimento e do florescer da planta, a beleza e o perfume de suas flores como recompensa exercem sobre o organismo do ser humano um efeito muito positivo.

Observações em pacientes de terceira idade, que se dedicam ao cultivo de plantas, têm mostrado melhora no comportamento e na socialização dessas pessoas, além de levá-las a praticar exercícios.

Pacientes com necessidades especiais mostram-se mais calmos e cooperativos, quando inseridos em uma atividade de plantio ou de colheita.

Infelizmente há quem diga que não quer cultivar plantas para não ter responsabilidades, ou porque não têm espaço em suas moradias.

Espaço, na verdade, não é problema. É claro que muitos desejaríamos poder morar em residências com amplos jardins para cultivar flores, gramados e árvores.

Mas, a vida moderna muitas vezes nos impõe moradia em apartamentos, não raras vezes sem espaço externo. Nem mesmo essa condição nos impede de ter vasos, por menores que sejam, com plantas ornamentais.

Para aqueles que quiserem, os orientais desenvolveram a técnica do bonsai, que significa literalmente árvore em bandeja, para transportar para dentro de suas casas pequenas árvores em miniatura. Uma verdadeira arte.

* * *

Se você não lembra da natureza que se mostra em seu trajeto diário, faça um teste. A partir de hoje, procure olhar para os lados. Com certeza você se surpreenderá.

Dedique-se a prestar atenção às emocionantes explosões de flores nos jardins, prados e bosques, como tapetes vivos e guirlandas de variadas cores para embelezar nosso ambiente planetário.

Integre-se às belezas do seu mundo e valorize-o. Afinal você é parte dele!

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 32, do livro
Conduta Espírita, pelo Espírito André Luiz, psicografia de Waldo
Vieira, ed. FEB e do cap. I, do livro Para uso diário, pelo Espírito
Joanes, psicografia de Raul Teixeira, ed. Fráter.
Em 16.10.2020.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo