Brasil,

Mensagem... É bonito envelhecer

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita.
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens
  • Imprimir
  • E-mail

É bonito envelhecer

É natural que, em cada época da Humanidade, em cada cultura, se definam padrões de estética e de beleza.

A partir deles, estipulamos o que é belo. Como consequência, o que é desejado.

Apresentar o padrão estético da época em que nos situamos, é a garantia de sermos aceitos, até admirados ou invejados.

Atualmente, a facilidade de comunicação, particularmente a partir das redes sociais, vem exacerbando esse processo.

Como todos nos vemos e nos encontramos virtualmente, o desejo de nos apresentarmos conforme os padrões estéticos estabelecidos, ganha, não raro, patamares de desequilíbrio físico ou emocional.

Nessa competição que muitos nos permitimos, o aparentar e o possuir adquirem status equivocados.

A partir disso, envelhecer passou a ser abominável, para alguns de nós.

Não aceitando o envelhecimento como um processo natural da vida, o encaramos como algo a ser evitado. Algo do qual devemos escapar, de qualquer maneira, a qualquer preço, como se possível fosse.

Como resultado, alguns nos tornamos figuras estranhas, simulacro do que éramos, tais as alterações nas feições e corpos, depois de vários procedimentos estéticos e cirúrgicos.

Esforço em vão, pois que o caminhar certo e seguro do tempo é incontornável.

Esse medo de envelhecer, envolto pela ilusão imposta por padrões de aparência, muitas vezes nos impedem de refletir sobre as oportunidades e conquistas da maturidade.

As experiências vividas, os amores, os ganhos e as perdas, fazem de nós pessoas ímpares.

Nossas experiências diárias são riquezas que nos permitem desfrutarmos, ao longo do tempo, de uma visão mais lúcida e clara da vida.

As marcas deixadas em nosso rosto, o desbotar dos cabelos, a diminuição do vigor físico podem não se enquadrar aos padrões estéticos impostos e aceitos.

Porém, são marcas do quanto vivemos, atestando a possibilidade de entendimentos distintos de momentos vividos.

Há beleza na experiência adquirida de nos calarmos diante de uma discussão, entendendo que logo mais tudo passará, os ânimos se acalmarão, possibilitando-nos, então, conversarmos de maneira tranquila.

Há beleza em nosso olhar sereno, por entendermos que daqui a pouco as coisas serão diferentes, e tudo se ajustará.

Também há beleza no corpo que vai se moldando ao peso dos anos, instrumento abençoado de que nos servimos para o adquirir de tantas experiências.

Quantos quilômetros terão percorrido os pés de um ancião? Quantas vezes seu coração já pulsou? Quantas imagens de alegria ou de dor seus olhos fitaram?

Isso é envelhecer. É o resultado do acúmulo de aquisições realizadas em mais uma etapa da vida. E esse acumular dos anos fala de maturidade. Também de prenúncio do retorno para o verdadeiro lar.

Entendamos então que a beleza da criança que engatinha, do vigor da juventude ou do rosto marcado na velhice é a mesma.

Cada momento da existência é assinalado pela beleza do existir, do peregrinar no planeta, ensejando-nos aprendizado e progresso.

Envelheçamos sorrindo.

Redação do Momento Espírita.

Em 10.9.2020.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo