Mensagem... Deus, onde estás?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens

Deus, onde estás?

Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes?

Em que mundo, em qu'estrela tu t'escondes embuçado nos céus?
Há dois mil anos te mandei meu grito, que embalde desde então corre o infinito...

Onde estás, Senhor Deus?...

* * *

Dessa forma, o poeta dos escravos lançava sua súplica, em nome da África sofrida, que tinha seus filhos arrancados do seu seio para serem vendidos pelo mundo.

Como ele, em certos momentos de profunda dor, endereçamos nossos lamentos aos céus: Onde está Deus que não salvou a vida do meu filho?

Onde está o Deus de misericórdia que permite que os homens sejam lobos dos seus irmãos?

Onde está Deus que não impede as grandes catástrofes? Por que não governa os mares, não cala os vulcões e não dá ordens às tormentas para que se aquietem?

Onde está Deus que permite que alguns poucos homens se elejam como detentores da justiça e matem os seus semelhantes?

Onde está Deus que não detém o braço assassino, que não emudece as bocas da calúnia que destroem vidas, a maldade generalizada?

Onde está?

E, embora o sofrimento nos fira com punhais em brasa, entre os nossos soluços, poderemos ouvir a voz dos imortais a sussurrar:

Deus está em ti, Seu filho. Onisciente, onipresente. Tudo sabe, tudo vê, a tudo preside.

Reclamas das reações da natureza, esquecendo que este é um planeta em que se revezam e se reprisam provas e expiações.

É uma escola e o aprendizado, por vezes, é duro. Exatamente como para quem deseja galgar os degraus da sabedoria, as horas de estudo se fazem árduas.

As dores que te alcançam são aquelas que te provam a resistência, que te desafiam a inteligência, que te fazem crescer.

Nada acontece por acaso e cada um está exatamente onde deve estar, no momento exato.

As convulsões do planeta são os movimentos de reestruturação de um mundo em progresso. Progresso material. Modificam-se as paisagens, saneiam-se locais.

As loucuras provocadas pelos homens são produto do livre-arbítrio com que Deus a todos dotou. Tu também o tens para crescer, aproveitando as lições que te maltratam.

Verifica que todos os grandes homens alcançaram a glória na ciência, nas artes, nos feitos heroicos, por sua vontade férrea de vencer.

Tu também o podes. Deus te deseja feliz, passada a tempestade que te vai na alma.

O sofrimento que te alcança, passará. Tudo passa. Os que promovem o mal responderão por seus atos insanos, logo mais ou um pouco depois.

Nada está errado neste imenso mundo de Deus. E Ele sabe das dores da tua alma, da fome de justiça de tantos, da incoerência e loucura de muitos.

Não te desesperes. Permita-te ouvir a voz que fala: “Meu filho, tu me chamaste. Aqui estou.

Não estás só. Estou contigo. Sê forte. O sol voltará a brilhar, o problema terá solução.

Não chores a ausência dos amores. Eles estão contigo. Transferiram-se de uma para outra esfera. Os teus mortos estão de pé.”

* * *

Se tudo examinares pela perspectiva da justiça, entenderás que tudo está certo, no plano da Divina Criação.

Sossega tua alma. Permite-te sentir o afago divino na intimidade de ti mesmo. Tudo passa. Acredita.

Redação do Momento Espírita, com versos
iniciais do poema Vozes da África, de