Mensagem... No exercício profissional

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens

No exercício profissional

Deus conduz nossas vidas com sabedoria e amor.

Tudo de que necessitamos para o êxito nos chega em tempo.

Isso foi o que, depois de anos, descobriu Marcela.

Revoltada por precisar trabalhar, desde muito cedo, não conseguia entender o porquê de muitas situações em sua vida.

Adolescente, se tornou babá de um pequenino, em meio período, depois da escola.

Mais tarde, trocou essa função pela de empregada doméstica, tarefa em que se manteve até o matrimônio, quando passou a cuidar da própria casa.

Como precisasse colaborar com a renda familiar, tendo um filho pequeno, ela se sentiu obrigada a fazer salgadinhos para vender.

Depois, conseguiu trabalho como teleoperadora. Um sentimento, no entanto, era sempre o mesmo: nada daquilo era o que desejava fazer.

Optou por continuar os estudos e adentrou a Universidade, cursando Psicologia, no qual, finalmente, sentiu que eram valorizados os seus talentos.

Todavia, guardava certa mágoa pelos trabalhos que tivera, anteriormente.

Em um de seus momentos difíceis foi conversar com uma professora em quem confiava, e expôs seus conflitos.

Analisada a situação, a professora propôs que ela passasse em revista detalhada seu passado, e pensasse no que aprendera em cada profissão que exercera.

E Marcela relatou que como babá aprendera a cuidar de criança e observar o seu desenvolvimento.

Como empregada doméstica, aprendera a cozinhar, limpar, lavar, passar a ferro.

Fazendo salgadinhos aprendera a administrar o dinheiro, e a lidar com pessoas diferentes.

Como teleoperadora, conhecera muita gente, melhorara a sua conversação e aprendera, principalmente, a escutar.

A professora, que a ouvira, com interesse, lhe perguntou, então: Você não percebeu que todas essas profissões estavam lhe preparando para o sucesso na área da Psicologia?

Ser babá lhe adiantou, na prática, um ponto básico, considerando que o curso que frequenta estuda esse período da vida humana.

Enquanto empregada doméstica, você se preparou para cuidar de sua própria casa. Também a respeitar os desejos e vontades dos outros.

Como vendedora de salgadinhos, aprendeu a lidar com pessoas diferentes e com o dinheiro, uma tarefa que nos acompanha a vida toda.

Como teleoperadora aprendeu a escutar, que é ponto primordial no exercício da Psicologia.

Marcela não teve opção senão concordar e concluir: É verdade!

O exercício de tarefas nos são sempre importantes.

Trabalho útil é sempre trabalho abençoado que nos prepara para a vida.

Todo trabalho que produz o bem e o belo tem seu valor.

Tanto o trabalho braçal como o trabalho mental são talentos que Deus nos concede para colaborarmos com o próximo e em prol do nosso melhoramento.

Não existe profissão mais ou menos digna. Somos nós que valorizamos aquela em que nos encontramos, com nossa forma de executá-la.

Pensemos: o que seria da salubridade do mundo sem os lixeiros?

O que seria do centro cirúrgico sem quem se encarregasse da sua assepsia e dos instrumentos?

Não importa a profissão, mas sim a dedicação com a qual a exercemos.

Redação do Momento Espírita,
com base em fatos.