Brasil, 20 de Junho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mensagem... Vencendo o bom combate

  • Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Vencendo o bom combate

De origem latina, o substantivo objetivo significa finalidade que se deseja atingir, meta que se pretende alcançar. Relaciona-se àquilo que aspiramos e que tornamos objeto de nossos anseios.

* * *

De família pobre, desde muito jovem, Valdir de Lima trabalhou arduamente em diversas funções para o sustento de sua família. Por conta disso, não teve condições de estudar formalmente.

Até os sessenta e cinco anos de idade, manteve-se analfabeto.

Por incentivo de sua esposa e de seus filhos, aos poucos, foi ganhando intimidade com o abecedário.

Dedicado, decidiu ir mais além. Matriculou-se num curso para jovens e adultos. Com êxito, concluiu o Ensino Médio.

Apaixonou-se por História. Encantava-se com os fatos que revolucionaram o mundo e com os feitos marcantes de personagens de séculos passados.

Assim, dispôs-se a prestar vestibular. Em breve, veio o resultado: fora aprovado para o Curso de História.

Nessa ocasião, porém, sua mulher viu-se diante de uma grave enfermidade: necessitou retirar um rim e, por conta disso, tornou-se bastante debilitada.

Por oito anos, seu Valdir dividiu seu tempo entre a sala de aula e o quarto de hospital onde ela se encontrava internada.

Após cinquenta e seis anos de harmoniosa convivência, sua maior incentivadora desencarnou.

Todavia, o esforçado idoso não se desmotivou. Mesmo em meio a lágrimas, manteve-se focado em seu objetivo.

Aos setenta e nove anos, sob aplausos dos familiares e dos colegas mais jovens, formou-se historiador.

A sua dedicação inspirou a instituição de Ensino Superior, na qual ele se graduou, a criar um curso de alfabetização e letramento para jovens, adultos e idosos carentes.

Além de aprender a ler e a escrever, os alunos também discutem acontecimentos sociais relevantes à realidade social na qual estão inseridos, desenvolvendo, assim, o tão necessário senso crítico.

* * *

Da grandeza de sua simplicidade, escreveu a poetisa Cora Coralina:

A vida tem duas faces: positiva e negativa.

O passado foi duro, mas deixou o seu legado.

Saber viver é a grande sabedoria.

Nasci em tempos rudes, aceitei contradições, lutas e pedras como lições de vida e delas me sirvo.

Aprendi a viver.

* * *

Por um instante, pensemos: quais são os nossos objetivos? O que estamos fazendo para os alcançar?

Ao longo de nossas experiências terrenas, muitos desafios se apresentam.

Sem dúvida, superarmos a nós mesmos é o maior deles. Trata-se de vencermos o bom combate, lutarmos contra as mazelas morais que ainda existem em nós, conforme nos recomendou o Apóstolo Paulo.

Em momento algum, podemos nos esquecer de eleger esse como o maior objetivo de nossas jornadas.

Substituirmos a violência pela paz, a busca por privilégios pelo trabalho edificante, a injustiça pela igualdade, as desavenças e mágoas vis pelo amor.

Enfim, substituirmos a busca pelos tesouros do mundo pelos tesouros do céu.

A força para tal empreitada reside dentro de cada um de nós. Se por algum instante duvidarmos, recordemos das palavras do Mestre Nazareno: Vós sois deuses.

Pensemos nisso! Tenhamos coragem! Esforcemo-nos!

Redação do Momento Espírita, com base na biografia de Valdir de Lima e versos do livro Vintém de Cobre: meias confissões de Aninha, de Cora Coralina,
ed. Global.
Em 19.3.2019.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

>> NOTÍCIAS DE SAÚDE