SEGS Portal Nacional

Economia

Juros altos e custos apertam transportadoras

  • Terça, 07 Outubro 2025 18:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marielle Blaskievicz
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Cenário crítico: Selic alta, combustível caro e carga tributária pesam no caixa das transportadoras, alerta Cristiano Baratto, presidente do IET. - Banco de Imagem Canva

Até abril, 638 empresas entraram com pedidos de recuperação judicial e o setor de transporte e logística é um dos mais vulneráveis

O caixa do transporte está no limite. De janeiro a abril, o Brasil registrou 638 pedidos de recuperação judicial, conforme dados da Serasa Experian. No 2.º trimestre de 2025, o saldo de processos em curso chegou 4.965 casos, recorde da série do Monitor RGF, iniciada em 2023.

O advogado Cristiano José Baratto, presidente do Instituto de Estudos do Transporte (IET), diz que a pressão vem de um conjunto conhecido: juros elevados, combustível caro, carga tributária pesada e oscilações de mercado. “A Selic em 15% pressiona o crédito e limita o fôlego das empresas, sobretudo aquelas de pequeno e médio porte”, afirma.

Outro agravante, segundo ele, é o descompasso entre o “débito e o crédito”. Ou seja, o serviço oferecido pelas transportados é pago, geralmente, de 90 a 120 dias depois de realizado, o que compromete o fôlego financeiro das organizações.

Baratto define o setor de transportes e logística como a “espinha dorsal da economia”. “Qualquer falha logística desencadeia atrasos em cascata e falta de produtos. É necessário reconhecer a resiliência do setor, que mantém a operação apesar do ambiente adverso”, comenta.

EXEMPLOS

Casos recentes ilustram a pressão. Baratto conta que, em um deles, uma grande transportadora de carga fracionada obteve o deferimento do processamento de recuperação judicial consolidada, com valor de causa acima de R$ 45 milhões. A firma atribuiu a crise a choques iniciados na greve de 2018 e agravados na pandemia, com oscilação de fretes, aumento de custos e crédito mais caro.

Em outro, uma operadora logística ligada ao agronegócio ingressou com pedido de recuperação judicial, informando passivo superior a R$ 78 milhões e pedindo blindagem temporária para reorganizar dívidas enquanto se avalia a viabilidade operacional.

O QUE ESTÁ EM JOGO

Baratto salienta que esses são alguns casos emblemáticos, porém que apontam um risco sistêmico. “Uma quebra em larga escala afetaria indústria, comércio e abastecimento, que pode afetar o abastecimento em diversos setores, de supermercados a hospitais”, pontua.

Para o presidente do IET, é necessária uma abordagem sistêmica e rápida para evitar mais prejuízos econômicos ao país. De acordo com ele, é fundamental conciliar alternativas de crédito, com linhas e taxas compatíveis com a realidade do setor. Além disso, promover a readequação tributária e regulatória para aliviar o peso fiscal e dar previsibilidade às empresas, que devem investir em eficiência operacional, com gestão, tecnologia e inovação para cortar custos.

“É um esforço conjunto de empresas, governo e entidades”, enfatiza. “O momento é de cautela e, também, de ação estratégica. Buscar eficiência e alternativas de financiamento, ao mesmo tempo em que se cobra mudanças estruturais”, completa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Nov 13, 2025 Economia

Encerramento contábil estratégico: por que novembro é o…

Nov 12, 2025 Economia

Dívidas, compras e gastos extras: veja como aproveitar…

Nov 11, 2025 Economia

Conheça as principais moedas digitais disponíveis no…

Nov 07, 2025 Economia

Com Selic em 15%, financiar um imóvel é a melhor…

Nov 06, 2025 Economia

Quatro passos para reorganizar suas finanças e investir…

Nov 05, 2025 Economia

Investimentos em alta: como evitar fraudes no mercado…

Nov 04, 2025 Economia

Pagamento do 13º promete aquecer bares e restaurantes…

Nov 03, 2025 Economia

Conheça 5 investimentos internacionais, além do…

Out 31, 2025 Economia

Preço de locação dos escritórios em São Paulo sobe e…

Out 30, 2025 Economia

Poupança mantém popularidade, mas faz brasileiro perder…

Out 29, 2025 Economia

O poder da inteligência financeira na construção de…

Out 28, 2025 Economia

Reforma tributária deve impactar diretamente os MEIs e…

Out 27, 2025 Economia

Como se preparar para a mudança da Reforma Tributária…

Out 24, 2025 Economia

Tendências do mercado corporativo e logístico: análise…

Out 23, 2025 Economia

Especialistas indicam 7 estratégias para combater…

Out 22, 2025 Economia

A força do interior: o Brasil competitivo fora das…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version