SEGS Portal Nacional

Economia

Moedas digitais e Pix Internacional aceleram transformação das transações globais

  • Quarta, 10 Setembro 2025 18:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ester Jacopetti
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Imagem Freepik

Tecnologias como o Drex e o sistema de pagamentos instantâneos entre países prometem reduzir custos, ampliar a inclusão financeira e redefinir o comércio internacional

As moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) e o Pix Internacional estão no centro da revolução dos pagamentos globais. As CBDCs são versões digitais da moeda oficial de um país, emitidas e reguladas por seus bancos centrais, com o objetivo de oferecer segurança, estabilidade e controle monetário. Já o Pix Internacional é uma extensão do sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, com potencial para permitir transferências entre países em tempo real, com baixo custo e alta eficiência.

Segundo o Bank for International Settlements (BIS), mais de 130 países estão explorando ou desenvolvendo suas próprias moedas digitais, representando 98% da economia global. No Brasil, o Drex, nome oficial da CBDC brasileira, está em fase de testes e promete funcionalidades como transações programáveis, contratos inteligentes e tokenização de ativos reais, como imóveis e títulos. Essa inovação pode permitir liquidez imediata e novos modelos de crédito, conectando diretamente o Drex ao ecossistema de fintechs e bancos digitais.

O Pix Internacional, por sua vez, busca reduzir drasticamente os custos de remessas internacionais, especialmente relevantes para países da América Latina e comunidades que dependem do envio de dinheiro entre fronteiras. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), essas tecnologias podem aumentar a inclusão financeira e a resiliência dos sistemas de pagamento.

No entanto, há desafios: a interoperabilidade entre sistemas financeiros é essencial para que o Pix funcione em escala global, e os CDCs enfrentam debates sobre privacidade e vigilância estatal, já que permitem rastreamento em tempo real das transações.

“Estamos diante de uma transformação profunda na forma como o dinheiro circula entre países. A digitalização dos pagamentos, por meio das moedas digitais e do Pix Internacional, representa uma oportunidade para tornar o comércio global mais eficiente e acessível”, afirma José Barletta, diretor técnico da Ingenico, líder global em soluções de aceitação de pagamentos.

Sobre a Ingenico

A Ingenico é líder global em aceitação de pagamentos e serviços. Apoiamos os nossos clientes e os seus clientes a fazerem mais com pagamentos. Atuando em 32 países, com mais de 3.000 funcionários, estamos à frente do cenário comercial há mais de quatro décadas. Com dezenas de milhões de dispositivos de pagamento implantados em todo o mundo, alimentados por mais de 2.500 aplicativos, atendemos às necessidades de milhões de consumidores todos os dias. Através das nossas soluções integradas avançadas e da nossa rede de parcerias, simplificamos o mundo dos pagamentos oferecendo serviços de valor agregado para impulsionar o comércio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Jan 16, 2026 Economia

Alta da inadimplência acende alerta para o orçamento…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version