Moedas digitais e Pix Internacional aceleram transformação das transações globais
Tecnologias como o Drex e o sistema de pagamentos instantâneos entre países prometem reduzir custos, ampliar a inclusão financeira e redefinir o comércio internacional
As moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) e o Pix Internacional estão no centro da revolução dos pagamentos globais. As CBDCs são versões digitais da moeda oficial de um país, emitidas e reguladas por seus bancos centrais, com o objetivo de oferecer segurança, estabilidade e controle monetário. Já o Pix Internacional é uma extensão do sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, com potencial para permitir transferências entre países em tempo real, com baixo custo e alta eficiência.
Segundo o Bank for International Settlements (BIS), mais de 130 países estão explorando ou desenvolvendo suas próprias moedas digitais, representando 98% da economia global. No Brasil, o Drex, nome oficial da CBDC brasileira, está em fase de testes e promete funcionalidades como transações programáveis, contratos inteligentes e tokenização de ativos reais, como imóveis e títulos. Essa inovação pode permitir liquidez imediata e novos modelos de crédito, conectando diretamente o Drex ao ecossistema de fintechs e bancos digitais.
O Pix Internacional, por sua vez, busca reduzir drasticamente os custos de remessas internacionais, especialmente relevantes para países da América Latina e comunidades que dependem do envio de dinheiro entre fronteiras. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), essas tecnologias podem aumentar a inclusão financeira e a resiliência dos sistemas de pagamento.
No entanto, há desafios: a interoperabilidade entre sistemas financeiros é essencial para que o Pix funcione em escala global, e os CDCs enfrentam debates sobre privacidade e vigilância estatal, já que permitem rastreamento em tempo real das transações.
“Estamos diante de uma transformação profunda na forma como o dinheiro circula entre países. A digitalização dos pagamentos, por meio das moedas digitais e do Pix Internacional, representa uma oportunidade para tornar o comércio global mais eficiente e acessível”, afirma José Barletta, diretor técnico da Ingenico, líder global em soluções de aceitação de pagamentos.
Sobre a Ingenico
A Ingenico é líder global em aceitação de pagamentos e serviços. Apoiamos os nossos clientes e os seus clientes a fazerem mais com pagamentos. Atuando em 32 países, com mais de 3.000 funcionários, estamos à frente do cenário comercial há mais de quatro décadas. Com dezenas de milhões de dispositivos de pagamento implantados em todo o mundo, alimentados por mais de 2.500 aplicativos, atendemos às necessidades de milhões de consumidores todos os dias. Através das nossas soluções integradas avançadas e da nossa rede de parcerias, simplificamos o mundo dos pagamentos oferecendo serviços de valor agregado para impulsionar o comércio.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>