SEGS Portal Nacional

Economia

Por que os imóveis compactos valorizam mais? Especialista explica

  • Sexta, 06 Junho 2025 18:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maikeli Alves
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Divulgacao-Construtora-CK

O último relatório do Índice FipeZap, divulgado em junho, confirmou que imóveis com um dormitório seguem na liderança da valorização imobiliária no país, com 8,89% de rentabilidade acumulada em 12 meses. Para especialista no setor, a mudança nos perfis das famílias brasileiras aliada à alta liquidez destes apartamentos estão entre os motivos que explicam o crescimento.

O mais recente relatório do Índice FipeZAP, divulgado no início deste mês, revela que imóveis residenciais com um dormitório continuam a liderar a valorização no mercado imobiliário brasileiro, com aumento de 8,89% na valorização nos últimos 12 meses. Em maio de 2025, essas unidades apresentaram o maior preço médio de venda de R$ 11.176 por metro quadrado e superaram os imóveis de dois dormitórios, por exemplo, que registraram R$ 8.353/m². Especialista no setor de médio e alto padrão, Charles Kan, diretor da Construtora CK, com forte atuação no litoral norte catarinense, região que reúne três das cinco cidades líderes em valorização imobiliária no país, atribui esse desempenho à crescente demanda por moradias compactas.

“O perfil das famílias brasileiras está mudando e isso tem impactado diretamente no tamanho das moradias. O Censo de 2022 do IBGE apontou um menor número de pessoas por domicílio e uma taxa de fecundidade de 1,57 por mulher. Ou seja, com famílias menores e cada vez mais pessoas morando sozinhas, os imóveis compactos se tornaram os favoritos do momento e registram alta procura”, afirma Kan.

Segundo ele, esse cenário também elevou as taxas de valorização dos imóveis compactos, especialmente o modelo studio, e atraiu outro público: os investidores interessados em imóveis para locação. Conforme o Índice FipeZap, o aluguel residencial acumulou uma valorização de 12,77% nos últimos 12 meses. No litoral catarinense, onde a economia é voltada para o turismo, a locação de imóveis possui alta rentabilidade – a região é considerada, inclusive, uma das melhores para se investir em aluguel do tipo short stay (curta duração), de acordo com a plataforma MySide.

“O studio acabou se tornando uma tendência por se tratar de um imóvel que se adaptou às necessidades do consumidor, que busca cada vez mais facilidades e serviços agregados. Isso fez com que os investidores migrassem de imóveis com 150m² ou 200m² para os compactos de 30m² a 50m². Nestes apartamentos, eles conseguem maior rentabilidade do investimento e baixo custo de manutenção, além de também poder desfrutar da nossa região, que é uma das mais desejadas de SC”, explica Kan.

Para o especialista, outros atributos que fazem os studios serem tão desejados atualmente são a localização estratégica e a liquidez. “Esses imóveis geralmente ficam em regiões centrais, próximas à praia ou a grandes centros urbanos, o que aumenta sua atratividade para os investidores. Além disso, unidades menores tendem a ser mais fáceis de alugar ou revender”, comenta o diretor da CK.

No litoral catarinense, os compactos se consolidam como uma aposta certeira. A Construtora CK, reconhecida por seus emblemáticos empreendimentos em colaboração com grandes marcas e arquitetos brasileiros, como o Artefacto Towers by CK, primeiro residencial do Brasil assinado pela marca de mobiliário de luxo, terá dois lançamentos neste nicho para este ano. Um deles é o Levels, localizado na Praia Brava de Itajaí, bairro nobre com um dos metros quadrados mais valorizados do país.

"O conceito smart living foi amplamente estudado para ser incorporado à CK de forma alinhada à nossa cultura e à realidade de Itajaí, com foco no bem-estar de moradores, investidores e usuários. Serão apartamentos de um dormitório ou studios que vão de 34m² a 89m², mobiliário assinado por marcas consagradas, arquitetura contemporânea e diferenciais como sistema de gestão de locação, serviços de concierge, governança e área comercial aberta ao público que irá trazer movimento à região. O conceito foi inspirado nos modelos internacionais, como os de Nova Iorque”, conta Charles Kan, diretor da CK.

Sobre a Construtora CK

Sob direção de Charles Kan, a Construtora CK se destaca no mercado catarinense desde 2010. A empresa se consolidou como uma referência no setor devido ao seu sólido landbank e à sua atuação estratégica em três cidades do litoral norte catarinense: Navegantes, Itajaí e Balneário Camboriú. Com quase 15 anos de experiência, entregou até o momento 15 empreendimentos, totalizando 957 unidades habitacionais e 170 mil metros quadrados construídos. Atualmente, possui 3 obras em andamento, ambas em Itajaí: Artefacto Towers by CK, Urbe Residence e Habitah Praia Brava.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Jan 16, 2026 Economia

Alta da inadimplência acende alerta para o orçamento…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version