SEGS Portal Nacional

Economia

Maior lote de restituição de IR da história: tudo o que você precisa saber

  • Quinta, 05 Junho 2025 18:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kaina Spyridion
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Divulgação

Receita Federal inicia a restituição do imposto de renda; especialistas explicam o cálculo, cronograma e o que fazer caso ainda não tenha recebido

A Receita Federal pagará cerca de R$ 11 bilhões no primeiro lote de restituição do imposto de renda deste ano, para mais de 6,2 milhões de contribuintes. É o maior valor já desembolsado pelo governo em um só lote. O pagamento começou no mesmo dia em que a declaração do IR foi encerrada e inclui residuais de restituições passadas.

Grupos prioritários, como idosos e pessoas com deficiência, já devem ter recebido o pagamento. Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e escolheram o Pix como meio de recebimento também saem na frente. Para quem está em dúvida se tem direito, é possível acessar a página “Meu Imposto de Renda” após logar no gov.br e selecionar a opção "Consultar a Restituição", inclusive para descobrir em qual lote está.

Se a restituição estiver confirmada, mas não caiu na conta, é importante conferir se há algum erro com a declaração ou com os dados pessoais. “Dentre os serviços do portal do IRPF, os contribuintes podem clicar em ‘Pendências de Malha’ para conferir se eles caíram na malha fina por alguma razão. Mesmo para quem não está devendo o imposto, isso pode atrapalhar o recebimento da restituição”, explica Carmem Granja, diretora de expansão da Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa).

Se este não for o problema, é preciso checar os dados bancários. “A Receita só realiza pagamentos para contas da própria titularidade do contribuinte. Além disso, erros de digitação podem impedir que o valor seja creditado. Após corrigir esses fatores, o Banco do Brasil permite o reagendamento do crédito pelo Portal BB ou por telefone. O prazo é de um ano para fazer a solicitação”.

Depois do primeiro lote, os próximos pagamentos serão realizados em 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro, respectivamente.

Como a restituição funciona?

Manoel Valle, presidente da Abrapsa, explica que a restituição é o valor devolvido pela Receita Federal ao contribuinte que, ao longo do ano, pagou mais imposto do que o devido. O cálculo varia de acordo com o tipo de declaração realizada.

“Quem optou pela declaração completa recebe um valor personalizado, sem teto, considerando todas suas despesas dedutíveis, como despesas médicas, educacionais ou de dependentes”, aponta Manoel. “Já na declaração simplificada, é usado o desconto padrão de 20% dos rendimentos tributáveis até o limite de R$ 16.754,34”.

Para quem não tem direito à restituição este ano, mas quer aumentar as chances para 2026, a dica do profissional é organizar seus documentos e avaliar se a declaração completa é uma boa medida. “O próprio programa do IRPF calcula qual é a opção mais vantajosa para o contribuinte, mas, de qualquer forma, é preciso ter todos os gastos na ponta do lápis, e os comprovantes em mãos. Assim, ou as chances para restituição crescem ou o imposto a ser pago pode ser reduzido. De um jeito ou de outro, é uma vantagem”, conclui Manoel.

Sobre a Abrapsa

Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa) reúne empresas de destaque no segmento com o interesse comum de promover o Business Process Outsourcing (BPO) no Brasil. O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia de adoção de serviços terceirizados em áreas como gestão, tecnologia, contabilidade, folha de pagamento, apuração de impostos, fiscal, entrega de obrigações acessórias, financeiro, entre outras, para aumentar o desempenho empresarial, fomentar a colaboração, reduzir riscos e incrementar a transparência. A entidade sem fins lucrativos reúne as principais empresas de serviços, apoio e gestão para terceiros na execução de processos de negócios de suporte para as áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Jan 16, 2026 Economia

Alta da inadimplência acende alerta para o orçamento…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version