SEGS Portal Nacional

Economia

Pix por aproximação agiliza pagamentos digitais na maquininha

  • Sexta, 22 Novembro 2024 18:31
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Samara Ignácio
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Ingenico

Ingenico apresenta terminais compatíveis para uma experiência de pagamento rápida e segura com a nova funcionalidade do Banco Central

O Banco Central anunciou uma nova forma de pagamento digital: o Pix por aproximação. A funcionalidade permite que os clientes realizem pagamentos apenas aproximando o celular da máquina de cartão, sem a necessidade de acessar o aplicativo da instituição financeira a cada transação. Essa medida representa um avanço em praticidade, especialmente para aqueles que valorizam agilidade e simplicidade em suas transações diárias.

“A iniciação de pagamentos sem redirecionamento leva a experiência do cliente a um novo nível de agilidade e conveniência,” explica José Barletta, diretor técnico da Ingenico. “Com o Pix por aproximação, o cliente realiza transações instantâneas, economizando tempo e oferecendo uma experiência mais prática. Além disso, a segurança e privacidade dos dados financeiros são garantidas por meio de camadas de proteção avançadas, assegurando mais uma possibilidade de compra confiável eliminando abertura de app de bancos durante a compra promovendo mais privacidade”, completa.

Para acompanhar essa inovação, a Ingenico, líder global em soluções de pagamento, já oferece modelos de terminais compatíveis com a nova funcionalidade, como o, Lane/3600, Axium DX4000, Axium DX8000, Axium EX4000 e Axium EX6000. Segundo dados do Banco Central, já foram realizadas 200 milhões de transações diárias no Brasil, e com o novo recurso de aproximação, estima-se que o número de transações cresça em até 30%, impulsionado pela rapidez e praticidade oferecidas.

Como funciona?

Os consumidores que desejarem usar o Pix por aproximação poderão habilitar o novo recurso cadastrando-se no banco ou instituição financeira que participe do Sistema Financeiro Aberto (Open Finance), como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e Caixa Econômica Federal, e, em seguida, ativando-o na carteira digital.

Durante o Lide Forum Conference, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, destacou que inicialmente essa nova modalidade estará disponível para dispositivos Android, graças à integração com o Google Wallet, enquanto as negociações para implementação em dispositivos Apple ainda estão em andamento.

Clientes do PicPay e do C6 Bank já têm acesso ao recurso, e clientes do Itaú poderão utilizá-lo nas próximas semanas. Até fevereiro de 2025, todos os usuários serão contemplados com a funcionalidade, mas, no momento, apenas dispositivos Android com tecnologia NFC (Near Field Communication) podem utilizá-la.

Mais segurança

Para garantir ainda mais segurança no uso do Pix por Aproximação, foi implementado um modo noturno nas carteiras digitais, disponível entre 20h e 6h. Durante esse horário, o sistema restringe as transferências apenas para CPFs com os quais o usuário já realizou transações anteriormente e para CNPJs, reforçando o compromisso do Banco Central com a segurança dos dados financeiros dos brasileiros.

“Com o Pix por aproximação, o mercado de pagamentos no Brasil dá mais um passo significativo rumo à modernização e acessibilidade, impulsionando a utilização de wallets e facilitando o cotidiano dos usuários em todo o País e movimentando a ida mais a economia”, completa.

Qual a vantagem?

Com essa tecnologia, o pagamento é realizado instantaneamente ao aproximar o celular ou outro dispositivo da maquininha, dispensando a necessidade de abrir o aplicativo bancário e digitar informações a cada compra. Isso economiza tempo e facilita o dia a dia, especialmente em transações rápidas, como compras em lojas e estabelecimentos físicos.

Além disso, o Pix por aproximação mantém a segurança dos dados financeiros do usuário. A tecnologia utiliza autenticação por token e criptografia avançada, reduzindo os riscos de fraude e garantindo que as informações estejam protegidas. A ausência de contato físico também diminui a exposição a agentes contaminantes, tornando-se uma opção mais segura para o consumidor em vários aspectos.

Sobre a Ingenico

A Ingenico é líder global em aceitação de pagamentos e serviços. Apoiamos os nossos clientes e os seus clientes a fazerem mais com pagamentos. Atuando em 37 países, com mais de 3.500 funcionários, estamos à frente do cenário comercial há mais de quatro décadas. Com mais de 40 milhões de dispositivos de pagamento implantados em todo o mundo, alimentados por mais de 2.500 aplicativos, atendemos às necessidades de milhões de consumidores todos os dias. Através das nossas soluções integradas avançadas e da nossa rede de parcerias, simplificamos o mundo dos pagamentos oferecendo serviços de valor agregado para impulsionar o comércio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Jan 16, 2026 Economia

Alta da inadimplência acende alerta para o orçamento…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version