SEGS Portal Nacional

Economia

Empresas afetadas pela pandemia e no lucro real ou arbitrado voltam a pagar tributos em 2025

  • Quarta, 13 Novembro 2024 18:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Eduarda Paloco
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Foto: pexels

Em resposta aos impactos econômicos da pandemia de Covid-19, a Lei nº 14.148/2021 instituiu o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), com o objetivo de amparar financeiramente empresas e pessoas jurídicas afetadas pelas medidas de isolamento social. Uma das principais ações foi a redução das alíquotas de PIS, COFINS, IRPJ e CSLL a zero, válida até fevereiro de 2027, para empresas que atenderem aos critérios estabelecidos pela legislação. Porém, no que se refere ao IRPJ e à CSLL, a Lei será limitada a empresas tributadas com base no lucro presumido a partir do ano que vem.

Segundo a advogada especialista em direito tributário, Natália Ferro, do escritório Balera, Berbel e Mitne Advogados, o benefício tinha como objetivo aliviar a carga tributária de diversos setores econômicos.

“A Lei nº 14.148/2021 sofreu modificações ao longo do tempo, e a mais recente delas veio com a promulgação da Lei nº 14.859/2024. Essa mudança introduziu um parágrafo no artigo 4º, determinando que a alíquota zero de IRPJ e CSLL, anteriormente concedida a todas as empresas beneficiárias do PERSE, será limitada apenas a empresas tributadas com base no lucro presumido durante os anos de 2025 e 2026. Para as empresas que adotam o regime de lucro real e arbitrado, a redução dessas alíquotas deixará de ser válida a partir de 2025, permanecendo apenas a isenção para as contribuições de PIS e COFINS” - explicou a especialista.

A alteração cria uma disparidade entre as empresas tributadas pelo lucro presumido e aquelas tributadas pelo lucro real e arbitrado. De acordo com Natália, o assunto promove discussões jurídicas sobre a validade dessa alteração. “A exclusão das empresas do lucro real e arbitrado da isenção total do IRPJ e da CSLL pode ser vista como um tratamento desigual, com o potencial de violar os princípios constitucionais de isonomia tributária, que garantem que contribuintes em situações parecidas sejam tratados de maneira igual”, relatou.

Um dos argumentos de especialistas da área é que a retirada do benefício para essas empresas pode ser caracterizado como uma mudança no tratamento tributário, o que pode ser considerado uma violação ao princípio da isonomia. Empresas em situações semelhantes, independentemente do regime tributário adotado, estariam sujeitas a condições diferentes de tributação, o que poderia gerar um desequilíbrio competitivo e onerar ainda mais as empresas já prejudicadas pela pandemia.

“Para os empresários e profissionais da área tributária, a situação exige um acompanhamento da evolução da legislação e das decisões judiciais. A discussão sobre a legalidade e a justiça da alteração pode se estender por um longo período, com implicações tanto para a gestão tributária das empresas quanto para a segurança jurídica dos contribuintes” - finaliza a advogada.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version