Mais brasileiros estão parcelando compras de supermercado, economia doméstica pode fazer a diferença
Consumidores que parcelam as compras têm taxa de inadimplência 30% maior do que os que pagam à vista
Nos últimos anos, o cenário do consumo no Brasil tem passado por transformações significativas, especialmente no que diz respeito à forma como os brasileiros realizam suas compras de supermercado. Um fenômeno notável é o aumento do parcelamento das compras, uma prática que, embora ofereça alívio temporário ao consumidor, também levanta preocupações sobre o endividamento e a inadimplência.
Segundo levantamento da GetNet, a fatia de transações parceladas no total de compras no varejo alimentar cresceu de 6,2% para 7,4% entre agosto de 2023 e agosto de 2024. O tíquete-médio parcelado das compras foi de R$270, refletindo um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Apesar de ainda representar uma porcentagem relativamente baixa, esse aumento é significativo, considerando que se trata de produtos essenciais.
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) aponta que os consumidores que optam pelo parcelamento apresentam uma taxa de inadimplência 30% maior do que aqueles que pagam à vista. Um dos principais fatores que incentivam o parcelamento das compras é a alta dos preços dos alimentos, que pelos dados do IPCA variou 49% entre janeiro de 2020 e agosto de 2024. Mesmo com uma leve recuperação da renda real desde 2021, os brasileiros ainda não atingiram os níveis pré-pandemia.
Para Mariana Rangel, Diretora de Marketing do Cartão de TODOS, o maior cartão de descontos do país, que está lançando a promoção “Green Friday” que oferece sorteios de um ano de compras em supermercado além de garantir diversos benefícios exclusivos durante a promoção de 28 a 31 de outubro, é muito importante que os consumidores fiquem atentos a oportunidades que possam contribuir para a economia doméstica. “Muitas vezes, simples estratégias como optar por compras com cashback podem fazer a diferença no final do mês. Buscar produtos e serviços com descontos também representa um ótimo caminho para ajudar a sair do vermelho”, aponta Rangel.
Com mais de 18 milhões de filiados, o Cartão de TODOS possui 390 unidades presentes em todo o território nacional — nas cidades com mais de 100 mil habitantes — e permite que os filiados acessem serviços de saúde, educação e lazer com desconto e preços mais acessíveis. Além de consultas médicas, odontológicas e exames laboratoriais, quem adere ao cartão tem ainda descontos e cashback em centenas de marcas parceiras para compras feitas em estabelecimentos locais ou pelo aplicativo do Cartão.
Sobre o Cartão de TODOS
O Cartão de TODOS é referência no mercado de cartões de descontos. Criado em 2001 por Altair Vilar, em Ipatinga (MG), a empresa oferece a intermediação de descontos entre os usuários do cartão e as empresas parceiras. A adesão ao Cartão de TODOS dá direito a descontos nas mais de 450 clínicas médico-odontológicas parceiras, permitindo o acesso da população à saúde primária de qualidade, além de oferecer descontos em atividades que englobam serviços voltados à educação e ao lazer e, ainda, a itens essenciais. A empresa atende, hoje, o equivalente a mais de 18 milhões de pessoas, e possui uma rede com mais de 12.000 estabelecimentos parceiros em todo o Brasil.
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