SEGS Portal Nacional

Economia

Valores Esquecidos pelos Brasileiros serão Tomados pelo Governo: Aprenda a resgatar antes que seja tarde demais!

  • Quinta, 19 Setembro 2024 18:31
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Denise Dal Farra
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Com a aprovação recente do Projeto de Lei 1847/24 pela Câmara dos Deputados, uma nova preocupação surge para milhares de brasileiros: a possibilidade de perderem acesso a valores financeiros que, porventura, esqueceram em contas bancárias ou outros instrumentos financeiros. O projeto autoriza que tais fundos não reclamados sejam transferidos para o Tesouro Nacional, com o objetivo de auxiliar na redução do déficit orçamentário do país. Esta medida, embora vista pelo governo como uma necessidade fiscal, vem sendo apelidada de "confisco" por críticos, que alertam sobre a importância de os cidadãos reivindicarem esses valores antes que seja tarde.

Entenda o Projeto de Lei e Seu Impacto

O cenário é mais complexo do que parece. Segundo o contador e especialista em finanças pessoais André Charone, "ainda que, tecnicamente, não seja considerado ‘confisco’ como o que aconteceu com a Poupança na década 90, esse projeto, no longo prazo, coloca em risco o direito dos cidadãos de recuperar seu próprio dinheiro". A lei permitirá que os valores não reclamados, identificados em diversas instituições financeiras, sejam considerados como receita primária, uma manobra que, de acordo com analistas financeiros, deveria ser mais transparente e oferecer um prazo maior para que os proprietários desses fundos se manifestem.

Passo a Passo para a Verificação e Resgate de Valores

Para os brasileiros que desejam verificar se têm valores a receber, André Charone oferece um guia detalhado, que reflete a necessidade de agir rapidamente:

1. Acesso ao Sistema de Valores a Receber: O primeiro passo é acessar o site do Banco Central por meio deste link: https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber . Este portal foi especificamente desenhado para facilitar a consulta de valores esquecidos.

2. Consulta de Valores: Uma vez no site, os usuários devem inserir seu CPF ou CNPJ e fornecer sua data de nascimento ou a data de abertura de sua empresa, o que permitirá que o sistema identifique qualquer valor associado a seu nome ou entidade jurídica.

3. Procedimento de Resgate: Se forem encontrados valores, o procedimento seguinte envolve a autenticação por meio de uma conta gov.br de nível prata ou ouro. "Este é um passo crucial para garantir que os direitos dos cidadãos sejam protegidos, permitindo que eles reivindiquem o que é seu por direito antes que o governo faça uso desses fundos", explica Charone.

4. Transferência dos Valores: Idealmente, a transferência dos fundos deve ser realizada via chave Pix, o que agiliza e simplifica o processo. Caso não seja possível, o usuário deverá entrar em contato direto com a instituição financeira para arranjar a transferência.

A Relevância da Ação Imediata

O especialista enfatiza a importância da ação imediata. "Deixar para verificar esses valores mais tarde pode significar nunca mais vê-los", alerta Charone. Ele recomenda que todos façam uma verificação periódica não só para este caso específico, mas como uma prática financeira regular.

A matéria encerra com um chamado à consciência cidadã: "É seu dinheiro, e o direito de reivindicá-lo não deveria ser perdido por falta de informação ou ação. Verifique hoje mesmo se você tem valores a receber, e assegure-se de que seus direitos financeiros sejam respeitados", conclui André Charone.

Este alerta é um lembrete crucial para todos os brasileiros: em tempos de incerteza econômica, cada medida que possa impactar suas finanças merece atenção e ação imediatas.

Sobre o autor:

André Charone é contador, professor universitário, Mestre em Negócios Internacionais pela Must University (Flórida-EUA), possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV (São Paulo – Brasil) e certificação internacional pela Universidade de Harvard (Massachusetts-EUA) e Disney Institute (Flórida-EUA).

É sócio do escritório Belconta – Belém Contabilidade e do Portal Neo Ensino, autor de livros e dezenas de artigos na área contábil, empresarial e educacional.

André lançou dois livros com o tema "Negócios de Nerd", que na primeira versão vendeu mais de 10 mil exemplares. Os livros trazem lições de gestão e contabilidade, baseados em desenhos e ícones da cultura pop.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version