SEGS Portal Nacional

Economia

A nova era da moda: menos desperdício e mais sustentabilidade

  • Segunda, 02 Setembro 2024 18:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patrícia de Melo
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Crédito das imagens: Divulgação/Pixabay

Soluções tecnológicas já permitem reduzir em até 30% a perda de tecidos e promover uma produção mais consciente. Empresas como a multinacional ítalo-brasileira Audaces mostram como a inovação está transformando o setor e minimizando o impacto ambiental

A indústria da moda, reconhecida pela inovação constante, enfrenta um desafio ambiental: o descarte inadequado de tecidos. Segundo análise da Audaces, multinacional ítalo-brasileira referência mundial em soluções para a indústria da moda e confecção, a perda de tecidos durante a produção pode variar entre 10% e 30%. Nos Estados Unidos, aproximadamente 17 milhões de toneladas de têxteis são descartadas anualmente, com apenas 15% recuperados para reciclagem, de acordo com dados da Environmental Protection Agency (EPA).

Esse cenário é agravado pela falta de tecnologias adequadas para reaproveitar esses materiais, gerando um impacto ambiental duradouro. Tecidos de algodão, por exemplo, podem levar até 20 anos para se decompor, enquanto materiais sintéticos permanecem no meio ambiente por 400 anos. Além disso, as emissões de gases de efeito estufa geradas pelo uso de energia nas fábricas e no transporte de materiais, bem como o uso massivo de papel para impressão de fichas técnicas e riscos de plotagem, são outros grandes desafios enfrentados pelo setor.

Em resposta a esses problemas, a Audaces tem investido no desenvolvimento de tecnologias que melhoram a eficiência e reduzem o desperdício na produção de moda. Ao automatizar várias etapas do desenvolvimento de produtos, desde o design até a produção, diminui erros e aumenta a precisão, o que resulta em menos material desperdiçado. As soluções também eliminam a necessidade de impressões com fichas técnicas digitais e simulações virtuais, reduzindo o custo de peças-piloto em até 10 vezes.

“Empresas que minimizam o desperdício de material economizam recursos e reduzem sua pegada ambiental, o que é um diferencial competitivo num mercado cada vez mais atento às práticas ecológicas”, destaca Matheus Diogo Fagundes, CEO da Audaces. “A integração de nossos sistemas do Audaces360 com ERPs permite uma comunicação fluida entre departamentos, reduzindo processos em até 40% em alguns casos.”

As soluções são capazes também de melhorar o planejamento e a disposição das peças no tecido, gerando uma economia de 13% na matéria-prima, ou ainda reduzir o desperdício de material em mais de 15% com uma máquina de corte de alta precisão integrada à plataforma.

Economia circular e sustentabilidade

Outro conceito que vem ganhando espaço no setor é o da economia circular. A multinacional tem investido em parcerias com recicladores e no desenvolvimento de tecnologias que reaproveitam fibras têxteis, reduzindo a necessidade de novos materiais e a quantidade de resíduos descartados. Essas iniciativas fazem parte dos princípios de ESG — sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança — que a empresa incorporou na cultura corporativa. A Audaces mantém um plano de ação prático para implementar esses princípios em todas as suas operações, e planeja investir até R$1 bilhão até 2030 em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e expansão internacional para garantir o futuro do negócio.

“A reciclagem e reutilização de tecidos pela própria indústria têm um potencial significativo para reduzir os impactos ambientais. Muitas empresas já estão investindo em tecnologias para reciclar fibras têxteis e transformá-las em novos produtos”, afirma Fagundes.

A empresa também colabora com instituições de pesquisa, universidades, ONGs e organizações de sustentabilidade para desenvolver tecnologias inovadoras e implementar práticas sustentáveis na indústria têxtil. “Estamos constantemente pesquisando e desenvolvendo novas técnicas e ferramentas para melhorar a sustentabilidade na produção têxtil. Firmamos parcerias estratégicas com o objetivo de desenvolver práticas e tecnologias que atendam aos padrões globais de sustentabilidade. Além disso, oferecemos treinamentos e workshops sobre o uso eficiente das nossas tecnologias, ajudando a indústria a adotar métodos mais ecológicos”, completa o CEO.

Audaces

A multinacional ítalo-brasileira Audaces é reconhecida por suas soluções nas indústrias de moda, móveis, tecidos automotivos e técnicos. Há mais de 30 anos cria tecnologias pela Indústria 4.0, acelerando criação, desenvolvimento, produção e vendas. Líder na LATAM e presente em mais de 70 países, conta com 60.000 profissionais que utilizam suas soluções.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 09, 2026 Economia

Carnaval exige atenção redobrada contra fraudes e furtos

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version