SEGS Portal Nacional

Economia

Reforma tributária: Entenda as novas regras de PIS e COFINS para o mercado imobiliário

  • Quinta, 22 Agosto 2024 18:44
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Glinka
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Nova legislação promete mudanças para pessoas físicas e jurídicas com atividades empresariais no ramo imobiliário

Com o mercado imobiliário registrando um aumento de 8% no preço dos imóveis no primeiro semestre e uma crescente demanda por locação, a reforma tributária brasileira promete provocar mudanças significativas no setor. As novas regras de PIS e COFINS têm gerado um misto de expectativas e apreensões entre proprietários, inquilinos e empresas, diante da possibilidade de simplificação tributária e eventuais impactos nos custos de locação.

“É importante destacar que a reforma não altera a tributação de imposto de renda, mas sim a questão do PIS e COFINS”, explica o advogado especialista em Direito Tributário, Dr. Jorge Coutinho. Atualmente, PIS e COFINS já incidem sobre aluguéis, conforme uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) deste ano. “Isso significa que a reforma não terá impacto para pessoas físicas que têm imóveis para locação como fonte secundária de renda. A alteração atinge apenas aqueles com atividades empresariais no ramo imobiliário”, complementa.

As empresas do setor imobiliário, tributadas pelo lucro presumido do IRPJ e com alíquota cumulativa de 3,65% de PIS e COFINS, são as que enfrentarão mudanças. “Com a reforma, a alíquota cumulativa de 3,65% será substituída pelo IVA, dividido em CBS e IBS, o qual é não-cumulativo. Contudo, a real incidência nos custos ainda é incerta, pois a alíquota de IBS e CBS não foi definida, havendo apenas proposta de que a somatória seja de 26,5%”, diz.

A proposta atual do governo inclui uma redução de alíquota de 60% para locação de imóveis, além da introdução da não cumulatividade, permitindo às empresas apurar créditos de IBS e CBS, o que antes não era possível com PIS e COFINS. “Embora seja difícil prever se isso aumentará os custos ou a tributação sobre locação de imóveis, o governo assegura que não haverá aumento de impostos nos aluguéis. Tudo depende da definição das alíquotas de IBS e CBS, que ainda não foram divulgadas”, pondera Dr. Jorge Coutinho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Mar 26, 2026 Economia

Reforma no imóvel entra no Imposto de Renda? Saiba o…

Mar 25, 2026 Economia

Páscoa chegando: 5 dicas financeiras para lojas…

Mar 24, 2026 Economia

O que você precisa saber para não cair em golpes com…

Mar 23, 2026 Economia

Reforma Tributária preocupa transportadoras e mobiliza…

Mar 20, 2026 Economia

Diesel acelera alta e já supera 19% em março,…

Mar 19, 2026 Economia

Bacalhau em alta pressiona consumo na Páscoa e abre…

Mar 18, 2026 Economia

Especialista aponta 3 tendências de 2026 que vão…

Mar 17, 2026 Economia

Imposto de Renda revela patrimônio: quando…

Mar 16, 2026 Economia

Reforma Tributária: mudanças nos incentivos fiscais…

Mar 13, 2026 Economia

Queda da Selic pode acelerar ainda mais fusões e…

Mar 12, 2026 Economia

Alta do diesel pressiona custos do transporte e pode…

Mar 11, 2026 Economia

Perfil do comprador de imóveis no Brasil reflete…

Mar 10, 2026 Economia

Renda passiva com imóveis exige conta fechada e não…

Mar 09, 2026 Economia

Na hora de escolher o imóvel, a palavra final é delas

Mar 06, 2026 Economia

Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda…

Mar 05, 2026 Economia

Ano eleitoral pede planejamento financeiro rigoroso e…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version