Brasil,

Segurança no mercado financeiro: como instituições podem garantir a proteção dos dados dos clientes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ângela Prestes
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Foto: Freepik Foto: Freepik

CashWay leva dicas para empresas cumprirem Resolução nº 4.893 do Banco Central na 21º SEMTEC

Com o aumento no número de transações financeiras em canais digitais, que já representam 8 em cada 10 operações bancárias no Brasil, segundo a Febraban, cresceu também a preocupação com a segurança de dados. Essa é, inclusive, uma das prioridades para os brasileiros no momento de escolher uma instituição financeira, de acordo com o estudo Think Finance, do Google. Criar e manter uma política de segurança cibernética eficaz, no entanto, vai muito além de uma estratégia para conquistar novos clientes. Todas as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem cumprir alguns requisitos mínimos de segurança, como os previstos na Resolução nº 4.893. Entre eles, está a implementação de uma política eficaz de backup.

“A resolução do Bacen tem o objetivo de garantir que as instituições financeiras e de pagamento, como as Sociedades de Crédito Direto (SCDs) e Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (SCMs), protejam adequadamente as informações dos clientes e ajam com responsabilidade ao contratar serviços de tecnologia, como a computação em nuvem. Se essas informações caírem em mãos erradas, podem ocorrer fraudes e roubos”, explica Felipe Santiago, CEO da CashWay, techfin que desenvolve soluções para empresas do mercado financeiro. Segundo ele, as rotinas de backup ajudam a garantir dois requisitos fundamentais para uma instituição financeira: a disponibilidade e a integridade das informações.

“Nos processos de backup executados pela CashWay utilizamos três níveis de redundância de dados com o intuito de obter maior resiliência e segurança, seguindo o cumprimento da legislação em vigor”. Segundo Felipe, inicialmente o backup dos dados é gerado dentro do servidor exclusivo da instituição financeira para manter os últimos dados e transações realizadas. “Em paralelo mantemos os bancos de redundância atualizados em tempo real”. Posteriormente, uma segunda cópia dos dados é enviada para um serviço de armazenamento de dados em nuvem (S3 AWS). “Nesta etapa um outro serviço, em outra nuvem, copia os dados e envia para poder ser disponibilizado para nossos clientes, em uma terceira nuvem. Utilizando-se dessa estrutura de replicação de dados em 3 nuvens, é possível obter maior garantia de posse dos dados e segurança”, explica.

Segurança de dados para SCDs e SCMs

O tema segurança de dados para clientes será um dos focos da participação da CashWay durante o 21° SEMTEC, o Seminário Técnico da Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito (ABSCM). O evento ocorre no Centro de Convenções Vila Olímpia, em São Paulo, no dia 30 de outubro. Para Felipe, as instituições financeiras enfrentam diversos desafios em um ambiente dinâmico e altamente regulatório e desenvolver práticas eficazes de segurança é essencial. “Essas IFs precisam manter uma reputação sólida perante o mercado e seus clientes, bem como identificar e reduzir perdas financeiras para proteger os ativos da empresa. A CashWay desempenha um papel fundamental ao apoiar as SCDs na garantia de que elas não enfrentem tais dificuldades, fornecendo segurança e conformidade regulatória”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar