SEGS Portal Nacional

Economia

“Time is Money”: tecnologia permite que empresas tenham mais eficiência na gestão financeira

  • Quinta, 24 Agosto 2023 18:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovana Macedo
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Sugestão: Freepik

Ainda que grandes empresas prefiram planilhas para gerenciar os fluxos de caixa, há opções que otimizam o tempo e possibilitam a criação de sistemas exclusivos, conforme o cotidiano e as demandas de cada segmento

Ainda que a transformação digital tenha ressignificado negócios e processos, as médias e grandes empresas continuam usando planilhas para gerenciar os fluxos da área financeira, como tesouraria, contas a receber, contas a pagar, contábil, fiscal, controladoria, entre outros. Esse tipo de gestão acaba “travando” o andamento do negócio, já que as companhias ficam presas a processos manuais e demorados e não conseguem ter visibilidade e controle sobre os fluxos massivos de dinheiro.

Mas já existem soluções para fazer essa gestão complexa de maneira automatizada. Uma proposta que vem se destacando no mercado é a de permitir que as organizações criem seus próprios sistemas operacionais do dinheiro, personalizados conforme o cotidiano e as demandas de cada segmento, conectando e orquestrando os eventos transacionais e financeiros que passam por softwares, pagamentos e banking.

A tecnologia por trás dessas possibilidades é o MoneyOs, criado pela techfin Slice para dar maior controle e visibilidade financeira nesse departamento. Incorporada, a aplicação é capaz de coletar dados brutos dos eventos transacionais de qualquer fonte que a empresa já tenha implementado, processá-los em conjunto com as regras de negócio projetadas e entregar informações às equipes de forma automatizada.

Para Sérgio Irigoyen, CEO e sócio-fundador da techfin, o valor de um sistema personalizado está em automatizar tarefas cotidianas e permitir que a organização se desenvolva estrategicamente. "Ao optar por um sistema próprio, as companhias conseguem focar no seu core business e evoluir seus modelos de negócio, enquanto a gestão operacional do dinheiro fica resolvida na camada da aplicação. Dessa forma, conseguimos fazer o trabalho rodar de forma eficiente, controlada e técnica”, comenta.

A seguir, o executivo aponta as vantagens de aderir a uma solução que internaliza o fluxo de caixa e ajuda as empresas a terem seu próprio “iOS do dinheiro”. Confira:

Automação e eficiência operacional

Médias e grandes empresas ainda dependem de planilhas para organizar sua área financeira. Com o MoneyOS, é possível integrar a solução aos softwares existentes da companhia e automatizar os fluxos de trabalho, evitando ajustes manuais e ganhando eficiência e precisão.

Visibilidade em tempo real e conciliação

Lidar com grandes volumes de transações não é tarefa fácil, e o controle sobre fornecedores e divisões de pagamento pode rapidamente se perder caso não haja visibilidade adequada dos fluxos. Das vendas às contas a pagar, a solução da Slice possibilita estruturar um data lake capaz de rastrear os movimentos do dinheiro em tempo real, apresentando os resultados necessários que cada setor do financeiro exige.

Embarcar serviços financeiros

É uma questão de tempo que todas as empresas incorporem serviços financeiros e se tornem fintechs. Para alcançar novas receitas e fidelização de clientes, é preciso ter um sistema operacional do dinheiro que ajude a gerenciar esse volume de demandas. Assim, é possível estruturar uma estratégia financeira que alavanque seu modelo de negócio.

“Nosso objetivo é transformar as companhias na próxima geração de bancos, fintechs, plataformas e outros. Não há limites para o MoneyOS e acreditamos que este é o impulso que falta para que elas cheguem lá”, complementa Irigoyen.

Sobre a Slice

Fundada em 2021 por Rafael Brasil e Sérgio Irigoyen, especialistas em tecnologia e no setor financeiro, a Slice é uma tech-fin que entrega soluções personalizadas para a evolução da infraestrutura financeira das empresas. Em 2022, foi premiada com o TOP 10 Marketplaces pela 100 Open Startups e eleita startup destaque da 3º Turma do Ebulição, programa de aceleração do Instituto Caldeira, um ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul onde a empresa está localizada. Em 2023, após ter sido selecionada para compor a Delegação do Tecnopuc para o SXSW, compareceu ao maior evento de inovação do mundo, no Texas, para apresentar o MoneyOS.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version