SEGS Portal Nacional

Economia

Preocupação fiscal causa volatilidade na bolsa

  • Terça, 22 Novembro 2022 09:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriane Schultz
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Analistas repercutem os fatores principais que têm mexido com o Ibovespa e o que esperar para os próximos meses

Depois de uma semana de fortes quedas na bolsa e juros futuros em alta, o Ibovespa começou a semana em ritmo de recuperação. O índice fechou em alta de 0,81% aos 109.748 pontos na última segunda (21) com um certo otimismo do mercado em relação a uma PEC alternativa com menos gastos do que a proposta anterior. Após dias de forte valorização do dólar, a moeda recuou 1,2% diante do real no Brasil, na contramão da valorização da moeda norte-americana no exterior.

Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos, acredita que o principal fator para a semana começar otimista é que o mercado começou a acreditar em uma PEC alternativa que possa representar menos gastos e, consequentemente, menos problemas para a questão fiscal. A proposta do senador Tasso Jereissati prevê a ampliação permanente do teto de gastos em R$ 80 bilhões e não em quase R$ 200 bilhões fora da regra do teto de gastos.

"Isso ajudou a retomar a confiança do investidor, que começa a ver que o 'furo do teto' pode ser menor que o esperado, o que gerou um sentimento positivo ao longo do dia, que ajudou a sustentar a bolsa brasileira. Após o susto do fiscal, o mercado volta a respirar com um olhar um pouco mais otimista", diz Idean.

Para Apolo Duarte, CFP®, sócio e head da mesa de renda variável da AVG Capital, apesar de a semana começar com os investidores respirando um pouco mais aliviados com um movimento de correção, não dá para afirmar que o mercado está totalmente tranquilo com a bolsa.

"Tivemos o aumento de uma incerteza em relação ao teto de gastos. Com isso, o mercado pede um prêmio de risco maior para o investidor. Muitos investidores acabaram saindo de bolsa e indo para investimentos mais conservadores como a renda fixa. Até termos a resolução desses pontos, a volatilidade deve se manter. Dependendo do cenário fiscal, podemos ter taxas de juros mais altas e que demorem mais tempo para cair. Isso, na prática, significa menor potencial de alta para a bolsa e empresas tendo um aumento de gastos com juros de empréstimos altos e lucro menor", afirma Duarte.

Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos, ressalta que a frase da vez é "responsabilidade fiscal". "O governo precisa mostrar de onde sairá o dinheiro para a PEC que está sendo discutida e como o teto será mantido. O principal é trazer dinheiro para o Brasil. Mostrar que o nosso país é estável e confiável. Já temos uma boa imagem internacional dentro dos BRICS. Precisamos de pessoas bem indicadas para um mercado mais calmo e um país que volte a crescer”, comenta Cohen.

Segundo Marcelo Oliveira, CFA e co-fundador da Quantzed, casa de análise e empresa de tecnologia e educação financeira para investidores, o que o mercado quer é uma sinalização de um equilíbrio entre o fiscal e o social: "Estamos vivendo uma preocupação com a inflação crescente em todo o mundo. O mercado é contra o Estado inchado. Se um país tem gastos excessivos, temos tanto inflação como juros altos. Nesse cenário de risco pior, o investidor estrangeiro não quer perder dinheiro e passa a exigir uma taxa mais alta para emprestar dinheiro, ou seja, comprar títulos. E o governo acaba sendo o maior prejudicado porque tem que arcar com o pagamento de juros com taxa mais alta".

De fato, o último Boletim Focus divulgado na última segunda (21) apontou para uma elevação da inflação em 2022. A expectativa para o IPCA deste ano passou de 5,82%, há uma semana, para 5,88%. Já para 2023, subiu de 4,94% para 5,01% e, para 2024, seguiu em 3,50%. Enquanto isso, a expectativa para a taxa Selic continuou mantida em 13,75% para este ano, mas para 2023, subiu de 11,25%, para 11,50%.

"Me parece que esse cenário de muitas incertezas, indefinições e embates políticos vai longe e quem mais perde é o Brasil, que vinha despontando como um dos países favoritos para novos investimentos. A falta da indicação do novo ministro da economia e sua equipe também colabora deixando o mercado ainda mais volátil", comenta Cassiano Konig, especialista em investimentos e sócio da GT CAPITAL.

Segundo Fabio Louzada, economista, analista CNPI e fundador da Eu me banco, nesse momento atual de volatilidade alta, o ideal é o investidor fazer a diversificação de seus investimentos. “Não é momento de entrar em ações de estatais agora. Saiba ler o cenário econômico. Diversifique sua carteira. Tenha parte da carteira dolarizada para fugir dessas oscilações”, diz.

Para o especialista, o mercado passa por um momento tenso até a escolha do ministro que irá tocar a economia: “Após o anúncio, o mercado pode dar uma acalmada ou piorar, dependendo do nome do ministro e qual a posição dele em relação ao teto de gastos”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version