SEGS Portal Nacional

Economia

Investimento em inteligência ativa é tendência no mundo dos dados

  • Segunda, 05 Setembro 2022 12:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Objetos de alto valor analítico, os dados funcionam como grandes referenciais para melhores decisões, projetos e iniciativas que culminem em resultados positivos para as empresas

Por Simoni Oliani*

De modo geral, a relação das empresas com os dados armazenados e movimentados tem se modificado nos últimos anos. Se possuir um banco de informações é algo comum entre organizações dos mais variados portes e segmentos, não é por meio da passividade que esses materiais serão convertidos em insights proveitosos. Portanto, frente à necessidade de se atribuir valor analítico à rotina dos profissionais, colocando a tecnologia como um agente catalisador de oportunidades, estratégias e diagnósticos assertivos, a lacuna por metodologias alinhadas com essa finalidade ficou ainda mais evidente.

Enquanto um conceito derivado do Business Intelligence (BI), a inteligência ativa é uma linha de mentalidade dinâmica, que enxerga os dados, sempre em tempo real, como verdadeiros pontos de referência para medidas imediatas, afetando todos os espectros que envolvem a gestão. Na prática, surge como um raciocínio primordial para empresas disruptivas, que buscam reagir a adversidades com exatidão e agilidade.

Claro, como toda jornada de inovação, é importante mencionar que, para atingir esse nível avançado de maturidade digital, a liderança, junto de seus colaboradores, deve firmar um compromisso cotidiano com novos hábitos de trabalho. A mudança, de certo, deve ser introduzida a nível cultural.

Processos otimizados e profissionais valorizados

A tecnologia abre portas para uma série de ações que, apesar de demonstrarem níveis diversificados de complexidade e amplitude, compartilham de um propósito praticamente imutável: simplificar e facilitar a vida das pessoas. No ambiente corporativo, a teoria se intensifica e, para colocá-la em prática, é preciso utilizar métodos que normalizem o componente tecnológico entre as equipes. Seguindo essa linha de raciocínio, os dados se mostram aliados indiscutíveis por mais aderência nos departamentos afetados pela transição ao digital.

Afinal, como a inovação pode se tornar ainda mais perceptível na rotina de operações? Deixando o aspecto estrutural em segundo plano, é por meio da tomada de decisão, em todas as suas instâncias e propósitos, que a tecnologia expõe seu potencial estratégico. Isso nos leva, de forma direta, à inteligência ativa como um patamar a ser difundido por organizações 4.0.

Indo além de estigmas de tendência passageira, demonstra-se uma abordagem próxima à realidade do mercado atual. Tomar iniciativas em todos os momentos necessários, sem desperdiçar tempo hábil e com a certeza de que o melhor caminho está sendo executado, é um diferencial que resulta em ganhos significativos para os índices de produtividade da empresa.

Um novo ritmo para o fluxo de dados

Autonomia é palavra-chave em uma cultura organizacional orientada à análise de dados. Cada colaborador deve ter condições e os insumos necessários para se tornar protagonista de sua própria jornada. Sob a perspectiva do gestor, inserir a integração de informações em um espaço acessível, democrático e atualizado frequentemente é o primeiro passo ideal para garantir que a companhia seja resiliente, seja lá qual for o problema ou o obstáculo a ser superado.

Para concluir o artigo, é preponderante compreender a inteligência ativa de acordo com a definição literal do termo: se trata, além de outras finalidades, sobre a união entre conhecimento analítico, eficiência tecnológica e agilidade processual -- todas as condições funcionando em benefício do crescimento e a competitividade do negócio.

*Simoni Oliani é Founder do Grupo Toccato. Mestre em Gestão Estratégica pela Universidade Federal do Paraná.

Sobre o Grupo Toccato

Atuando com tecnologia desde 2006, o Grupo Toccato é referência em Business Intelligence. Hoje, com mais de 800 clientes em seu portfólio, potencializa cada fase da Jornada de Dados e ajuda as empresas a extraírem informações relevantes para tomadas de decisão mais estratégicas e assertivas. É detentor das empresas Toccato, AnalisaBR e Toccato Serviços Compartilhados e já foi premiado mais de 10 vezes por sua parceira de negócios, a Qlik. Veja mais aqui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version