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Pesquisa mostra que 39% dos consumidores digitais estão dispostos a gastar mais de R$250 por mês em compras por meio de redes sociais

  • Terça, 30 Agosto 2022 12:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tatiana Piva
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
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Levantamento feito pelo Capterra mostra que a maioria dos respondentes é influenciada por anúncio pago

Datas importantes para o comércio eletrônico como o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro; Copa do Mundo, que tem início dia 20 de novembro; e a Black Friday, que será dia 25 de novembro, devem servir de estímulo para aquecer as vendas no segundo semestre de 2022. Uma pesquisa inédita realizada pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares, apresenta algumas tendências sobre o perfil de compras do consumidor nas redes sociais e o quanto ele está disposto a gastar em transações por esses canais.

O levantamento mostrou que seis em cada dez entrevistados (62%) já compraram via redes sociais. Desse grupo de respondentes, 60% disseram que são influenciados pelos anúncios pagos de empresas. O estudo foi realizado no primeiro semestre com 1024 participantes e idades entre 18 e 75 anos de todas as regiões do Brasil.

Para a Analista de Conteúdo do Capterra, Marcela Gava, “esse dado reforça que as peças de anúncios podem não ser encaradas como intrusivas, servindo de importante chamariz para as marcas nas suas ações de marketing”.

A pesquisa apresenta também a média de gastos por mês dos usuários nas compras por redes sociais: 39% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais de R$250 por mês através desses canais –o resultado se refere à soma de todos percentuais das faixas de gasto acima de R$ 250,00/mês.

As transações de compra ocorrem com mais frequência nas redes sociais mais tradicionais. Segundo o levantamento do Capterra, o Instagram lidera com 70%, seguido pelo Facebook (67%) e WhatsApp (56%).

Com as datas para o boom no comércio eletrônico se aproximando, empresas devem estar atentas às oportunidades. Os produtos mais consumidos pelos entrevistados nas compras via redes sociais são: roupas e calçados (53%); Casa/Decoração e Supermercados, ficaram empatados (39%). Na sequência, eletrônicos (35%) e Restaurante (34%), respectivamente.

Levando em conta os artigos mais consumidos pelos usuários, é possível dedicar esforços de publicidade, especialmente com o uso de software de marketing de redes sociais, com foco nesses setores para incrementar as vendas nos próximos meses. De acordo com a pesquisa realizada pela All iN Social Miner, as vendas na Black Friday de 2021 geraram um faturamento de 5,41 bilhões de reais.

O levantamento também mostrou a preocupação do consumidor quanto a cibersegurança. Embora a taxa de usuários que já compraram em redes sociais seja alta, há quem não experimentou a modalidade, mas tem interesse na experiência. Ao serem questionados sobre o principal impeditivo para a compra via redes sociais, pouco mais da metade dos entrevistados (53%) se disse preocupada com os riscos oferecidos pelas plataformas de mídias sociais.

Vale a pena dar uma olhada no desdobramento completo da pesquisa que traz ainda:

.: Fatores que mudariam de ideia os respondentes que nunca compraram em rede social, mas tem interesse em fazê-lo;

.: Motivos que poderiam convencer as pessoas que nunca compraram, nem têm interesse em comprar via redes sociais;

.: Os principais tipos de conteúdo que influenciam compras nas redes sociais;

Sobre o Capterra: Fundado em 1999, o Capterra tem ajudado empresas em todo o mundo a encontrar o software certo para as suas necessidades. O alcance global dos produtos disponíveis no Capterra, as avaliações de outros usuários, as pesquisas independentes e as ferramentas de comparação oferecem uma experiência confiável e segura de busca de software para mais de cinco milhões de compradores todos os meses. 


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