SEGS Portal Nacional

Economia

Tendências para o setor financeiro evidenciadas pela Febraban Tech 2022

  • Quarta, 17 Agosto 2022 18:26
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rennan Araujo Julio
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Imagem: Divulgação

 Frederico Gondim, Head de Serviços e Tecnologia e Sócio da Falconi, traz insights do evento realizado em São Paulo, entre os dias 9 e 11 de agosto

Febraban Tech 2022, evento realizado em São Paulo

Para onde caminha o setor financeiro? Foi com o intuito de encontrar respostas para essa provocação que as portas da Febraban Tech 2022, o novo CIAB Febraban, estiveram abertas entre os dias 9 e 11 de agosto, em evento realizado na cidade de São Paulo. Primeira edição presencial desde 2019, o encontro, reconhecido como um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação no setor financeiro da América Latina, reuniu algumas das principais lideranças do setor no Brasil e no mundo -- como convidado principal, o Febraban Tech 2022 contou com a presença de Paul Krugman, Nobel de Economia e um dos mais aclamados nomes do setor no mundo.

Além do painelista, o evento contou com trilhas voltadas para tecnologias disruptivas, como NFTs, 5G, Metaverso, Web3, Blockchain e Criptomoedas, palestras e expositores a fim de reforçar a pauta ESG (sigla usada para questões ambientais, sociais e de governança) dentro das instituições financeiras, um espaço voltado exclusivamente às fintechs e, principalmente, trazer à tona a solidificação e consolidação do Open Banking no Brasil, projeto iniciado em 2020 e que deve impactar até 10 milhões de pessoas no país ainda este ano, segundo estimativas dos especialistas presentes na Febraban Tech.

Frederico Gondim, Head de Serviços e Tecnologia da Falconi, esteve no evento para conferir algumas dessas tendências. Segundo o executivo, o encontro serviu para mostrar como a Falconi tem trafegado em diferentes players do setor financeiro, “reforçando como as discussões mais inovadoras estão alinhadas com os elementos que a consultoria tem trabalhado”. “Desde a crença em inteligência artificial e conexão de dados como alavanca de resultados, a construção de jornadas mais fluídas em customer experience, e até o próprio ESG na ponta da operação mostram que estamos fortalecidos dentro do setor”, disse Gondim.

A seguir, confira alguns dos principais pontos para empresas que atuam no mercado financeiro devem ficar de olho no futuro:

Desmistificação do open banking

Inspirado no modelo inglês, o open banking chegou ao país em 2020, por meio de um longo processo dividido em etapas, com a proposta de reduzir barreiras entre usuários, seus dados e instituições financeiras. “Depois de muita adaptação, fica claro pela adesão coordenada de integração entre essas entidades que o temor inicial passou. Os bancos estão trabalhando de forma integrada mais do que nunca e isso gerará oportunidades”, diz Gondim. Na sua visão, está cada vez mais claro que a adoção do open banking e do open finance trará muitos benefícios aos clientes, indo além somente do crédito. “Serão projetos e soluções gerando receita e valor para todas as partes. Está na mesa e é irreversível. Agora, é hora das empresas potencializarem essas ferramentas por meio de processos e análise e governança de dados, para avançar de forma estruturada.”

Segurança cibernética

Enquanto pautas como Metaverso, NFT e as possibilidades do 5G estiveram presentes ao longo dos três dias de encontro, houve também um passo sequencial a este movimento: a questão da segurança. Fica claro que há o interesse de startups, negócios mais tradicionais e as incumbentes de adentrar nesse campo da inovação, mas com a certeza de estarão amparadas em segurança cibernética. “Novidades trazem também novos desafios. Enquanto muitos operadores buscam oportunidades de negócio, questões de regulação, há outros agentes atacantes buscando falhas para atacar, e hoje eles estão bem à frente dos reguladores. Os hackers já estão avaliando como explorar o metaverso. É uma preocupação que a nova agenda traz para o setor, e a solução vai além de tecnologia.”

Jornada do cliente

Outra preocupação visível entre as entidades presentes foi a de criar soluções que ajudem a reduzir a fricção na experiência do cliente nas novas jornadas trazidas pelo open banking. Para Gondim, o mercado dá sinais de maturidade com produtos e serviços integrados, trabalhando de forma ativa e colaborativa para melhorar a customer experience. “Os bancos e outras entidades passam a olhar para o mercado de soluções abertas, colocando na ponta o melhor para o cliente final. Vários já estão desenvolvendo plataformas integradas, inclusive com outras instituições financeiras. Em breve todos os seus saldos e contas serão visíveis em uma única aplicação.”

ESG, letra a letra

Se responsabilidade social e governança eram práticas antigas do setor financeiro, com o avanço das pautas ESG, há agora um olhar cada vez mais ativo para as questões de sustentabilidade ambiental. O evento deixou claro como a preocupação entrou de vez no radar do setor financeiro, que agora contará com a materialidade de suas ações entre os critérios de investimento, baseando novos parâmetros antes de visar determinadas métricas. “Preocupar-se com o meio ambiente deve ser pauta prioritária para as empresas do setor no curto prazo.”

Sobre a Falconi

Fundada no Brasil há quatro décadas, a Falconi é uma consultoria de gestão empresarial e de pessoas, que usa tecnologia de ponta e inteligência de dados para acelerar a geração de valor sustentável para seus clientes. Com projetos em mais de 40 países, atua em 50 diferentes segmentos da economia, diferenciando-se pela reconhecida capacidade de implementação de projetos em nível estratégico (estratégia, modelo de negócios e estrutura organizacional), tático (implementação e alinhamento de processos e metas) e operacional (alinhamento e acompanhamento de operações).

Em 2017, iniciou expansão para outros segmentos - através de spinoffs, lançamentos ou participações acionárias e criação de novas unidades de negócios na consultoria. Hoje, como grupo, reúne uma dezena de marcas e conta com operações nas áreas de desenvolvimento de pessoas; de softwares e aplicativos para gestão; de investimentos privados e no segmento editorial, entre outros. Também ampliou o escopo da própria consultoria para incluir o atendimento especializado para pequenas e médias empresas. O grupo conta com um time de mais de 1.200 talentos, espalhados por quatro continentes e tem escritórios no Brasil, Estados Unidos e México.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version