SEGS Portal Nacional

Economia

O amor e a economia

  • Quinta, 09 Junho 2022 11:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Katia Marchena
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

“ Não se afobe não que nada é pra já. O amor não tem pressa. Ele pode esperar “.

Chico Buarque

Ah, o amor segundo o Chico ! Esse, em alguns casos, talvez possa esperar, mas o comércio tem pressa que o amor se materialize! E nada como aquecer a relação com um presente acompanhado de palavras de amor. Mas nada mais aquecido ficará o comércio em junho que aguarda uma injeção de 18 bilhões de reais na economia por causa do Dia dos Namorados, afirma o professor de varejo, Ulysses Reis, da Strong Business School. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e pelo SPC, 56% dos pesquisados disseram que vão comprar um presente para a pessoa amada e 31% afirmaram que deverão comprar mais de um item. Para o especialista, o Dia dos Namorados veem mudando suas características ao longo dos anos de forma mais significativa que as demais datas no calendário comercial. Tradicionalmente, o dia dos namorados vinha como a quarta ou terceira data mais importante no calendário comercial. Primeira é o Natal, depois Dia das Mães, depois Dia dos Pais e, em quarto lugar, Dia dos Namorados. Atualmente, essa data, está ultrapassando, em vendas, o Dia das Mães. Ulysses explica que há várias questões para isso. As mulheres estão tendo menos filhos, houve mais separações e crise do desemprego. O professor da Strong, explica também os motivos, pelos quais, o Dia dos Namorados está deixando o comércio mais eufórico. Segundo ele, são três etapas de consumo:

1 – O pré - venda de roupas, joias e bijuterias, artigos de beleza como perfumes, cremes e maquiagem, além de tratamentos em salões de beleza e barbearias

2 - Durante - troca de presentes, ou seja, dobra a quantidade de compras no mercado, pessoas das mais diversas idades têm alguém a que presentear nesse dia

3- O pós - restaurantes, hotéis e motéis, bares, passeios e viagens, casas noturnas que também abraçam esse filão e levam também os solteiros para curtir o dia.

Segundo o professor de varejo da Strong Business School, a mesma pesquisa da CNDL mostra que o gasto para agradar quem se ama será em média de R$ 196,00 esse ano. O professor estima que o Dia dos Namorados terá um aumento nas vendas de até 5% em relação ao ano passado. Ulysses explica que as datas comemorativas estão sempre sendo criadas ou adequadas para estimular o consumidor a comprar. Por exemplo, o Halloween, uma data americana que, em regiões de maior poder aquisitivo do Brasil, já se fixou no calendário comercial. Segundo o especialista em varejo: “As datas refletem valores de uma sociedade, comportamento dos consumidores e a realidade de um período econômico, além de contribuir com a economia aumentando a produção e gerando postos de trabalho “.

No Brasil, as datas comemorativas começaram a tomar força no Natal de 1931 e segundo o professor da Strong ainda veem mais. Mas, enquanto isso, o importante mesmo é viver o amor e as relações que obrigatoriamente não precisam passar pelo presente. E até mesmo para quem não tem um parceiro ou parceira, mas são enamorados da família ou da vida , que tenhamos todos um lindo dia dos namorados.

Sobre a Strong Business School - faculdade negócios com mais de 25 anos de mercado e 4 campis na grande São Paulo, conveniada e certificada pela FGV. Nos nossos quadros há professores Phds, pesquisadores internacionais, centros de estatística e convênios com as maiores universidades da Europa e Estados Unidos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 23, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version