SEGS Portal Nacional

Economia

Análise de crédito | 5 dados alternativos para diminuir o risco de fraudes e aumentar a inclusão financeira na América Latina

  • Quarta, 08 Junho 2022 10:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiz Marques
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Fontes confiáveis ​​de informações vão além do tradicional histórico de crédito e abrem o acesso a produtos e serviços bancários, reduzindo também o risco para as instituições financeiras

Estima-se que apenas 30% dos adultos na América Latina possuem relacionamento com entidades bancárias, entre outras causas, devido aos métodos tradicionais utilizados pelas instituições na hora de fazer a análise de perfil dos clientes em potencial. Esses métodos excluem grande parte da população e não garantem segurança na tomada de decisão. O uso de dados alternativos na análise de risco é defendido pela Provenir - líder mundial em software de tomada de decisão de risco para o setor financeiro por meio de Inteligência Artificial e Machine Learning – como um caminho estratégico para promover a inclusão financeira e alcançar uma análise de risco mais precisa, diminuindo as chances de fraude.

“Dados alternativos capacitam as instituições a entenderem de forma mais realista o perfil dos clientes e o risco envolvido. Os métodos tradicionais, apesar de fornecerem indicadores sólidos, são limitantes. E em muitos casos, sequer há disponibilidade de uma pontuação de crédito tradicional. Outros comportamentos digitais, não necessariamente financeiros, podem favorecer a ampliação do público e propiciar um ambiente seguro para a decisão. Tudo isso, claro, depende de selecionar os dados alternativos adequados e fazer combinações assertivas para uma análise estratégica e segura”, aponta José Luis Vargas, vice-presidente executivo da Provenir para a América Latina.

O executivo cita algumas fontes de dados alternativos que vêm sendo utilizadas para reduzir riscos e ampliar o público atendido em instituições financeiras:

Telecomunicações: informações do cartão SIM de smartphones, fluxos de chamadas e mensagens de texto podem ajudar a detectar o grau de probabilidade de um usuário efetuar ou não um pagamento em tempo hábil.
Open Banking: bases de dados compartilhadas podem complementar as informações dos clientes ou associadas a eles.
Fluxo de caixa: pagamentos simples, como internet, TV a cabo e aluguel, ajudam a construir um histórico e um perfil dos clientes em potencial.
Redes Sociais: fotos, seguidores, contatos e postagens ajudam a verificar a identidade dos clientes e reduzir fraudes.
Viagens: o histórico de viagens é uma fonte de dados alternativa com alto grau de confiabilidade, devido ao rigor envolvido nos deslocamentos de avião ou em passagem de fronteira.

O vice-presidente ressalta ainda que a inclusão financeira propiciada pelos dados alternativos favorecem, além de pessoas físicas, setores como o das pequenas e médias empresas, que representam 99% das empresas na América Latina e respondem por 67% dos empregos na região, mas nem sempre têm acesso fácil ao crédito.

“Anteriormente, pequenas e médias empresas eram vistas como de alto risco para os bancos, ainda mais se fizessem parte da informalidade que prevalece na região. No entanto, o uso de dados alternativos na análise de risco confere maior confiabilidade ao incluí-las como clientes de instituições que apostam em seu crescimento e reconhecem o papel que vêm desempenhando como motor de reativação econômica”, finaliza o vice-presidente.

Sobre a Provenir

A Provenir, líder global em software para tomada de decisão de risco, ajuda fintechs e provedores de serviços financeiros a tomarem decisões inteligentes de forma mais rápida por meio de uma plataforma de decisão de risco baseada em inteligência artificial. A empresa trabalha com organizações de serviços financeiros disruptivas em mais de 50 países e processa mais de 3 bilhões de transações anualmente. No Brasil, acaba de anunciar seu primeiro cliente, a Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal.

Sua solução é oferecida por meio de plataforma unificada para tomada de decisão de risco que apresenta três componentes essenciais – dados, IA e decisão. Essa solução oferece ainda às organizações a capacidade de impulsionar a inovação na tomada de decisão em todo ciclo de vida do cliente, gerando melhorias na experiência do cliente, no acesso aos serviços financeiros, agilidade, segurança contra fraudes e muito mais.

José Luis Vargas, vice-presidente executivo da Provenir para a América Latina


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 23, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version