SEGS Portal Nacional

Economia

Retomada de investimentos: especialista dá dicas de como se preparar

  • Sexta, 29 Abril 2022 18:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leonardo Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Diretor financeiro traz um passo a passo para equilibrar o caixa das empresas e orienta empresários que querem voltar a investir

Após dois anos de pandemia, já é possível voltar a pensar em investimentos? A dúvida é comum tanto para empresários que estão começando a se aventurar no mundo dos negócios quanto para os mais experientes. Isto porque todos têm consciência de que são os investimentos em campos como inovação, tecnologia, novos talentos e sustentabilidade, por exemplo, que irão garantir o crescimento e continuidade da empresa.

Por outro lado, não é prudente ignorar o cenário econômico de incertezas deixado pelo coronavírus. Os dados da pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Mercado de Capitais da Fipe (Cemec-Fipe) mostram que, com a pandemia, o endividamento das empresas em 2021 aumentou em 28,3% em comparação com o ano anterior, e atingiu o maior percentual da década.

Mas, ainda assim, com atenção e planejamento, é possível fazer com que essas duas pontas se encontrem. É o que defende Jonatas Giovinazzo, CFO da Finnet, a fintech mais antiga do mercado brasileiro. O executivo reforça que conhecer o próprio negócio e ter visão realista são itens fundamentais para a retomada dos investimentos sem renunciar à saúde financeira. Confira abaixo as dicas do especialista:

Planejamento e controle frequente das despesas

Um orçamento detalhado pode ser muito útil na hora de acompanhar a execução do planejamento financeiro ao longo do ano e identificar as oportunidades de investimento. Uma falha que pode levar a grandes problemas no futuro é não controlar o fluxo de caixa, deixando de fazer os apontamentos corretos das receitas e despesas na menor frequência possível dentro da sua realidade. “Essa ação gera uma demora para identificar distorções entre o planejado e o realizado e, consequentemente, implica em demora para agir nos casos de mudanças de percurso”, explica Giovinazzo.

Crédito adaptado ao negócio

Outra maneira de garantir tranquilidade para os negócios e identificar chances de investimento, segundo o (cargo) da Finnet, é buscar parceiros financeiros que entendam a dinâmica da empresa, para que possam oferecer produtos de crédito adequados à sua realidade/necessidade. E isso envolve pesquisar e avaliar propostas com diversos bancos ou financiadores na hora de alavancar seu negócio. “É preciso analisar com muita atenção uma operação de crédito antes da contratação, principalmente nos juros, prazo, taxas adicionais existentes e garantias requeridas”, lembra.

Antecipação de recebíveis

Uma maneira de garantir fôlego e manter a capacidade de investimento para um crescimento sustentável dos negócios é a antecipação de recebíveis. “Por meio de soluções como o Antecipag, por exemplo, a empresa realiza a antecipação das vendas por cartão de crédito. A plataforma disponibiliza o acesso às maiores instituições financeiras do país, fazendo com que a empresa tenha sempre a melhor oportunidade de fazer negócio com a instituição que ofereça a menor taxa de juros”, destaca.

Por fim, o especialista reforça que é importante entender que não existe fórmula mágica para um planejamento ideal de um negócio. Mas o entendimento da dinâmica do produto/serviço e do mercado em que se está inserido é requisito básico. Planejar o futuro de forma detalhada (tanto nas receitas quanto nas despesas) e produzir cenários diferentes (otimistas e pessimistas) faz com que o gestor esteja preparado para encontrar as aberturas e retomar os investimentos.

SOBRE A FINNET

Com mais de 18 anos no mercado, a Finnet é a fintech mais antiga do Brasil e referência no desenvolvimento e gerenciamento de softwares em nuvem para gestão financeira, gestão empresarial, automação de processos e transmissão de dados (EDI e RPA). Como uma das mais sólidas companhias neste segmento, a Finnet conquistou 40 das 100 maiores empresas do país para sua carteira de clientes e, atualmente, conta com mais de 3 milhões de CNPJs integrados ao seu sistema, além de 118 instituições financeiras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 23, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version