SEGS Portal Nacional

Economia

Sinafresp lança boletim com discussões sobre ICMS, combustíveis e impactos da renúncia fiscal bilionária em São Paulo

  • Quinta, 28 Abril 2022 09:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudio Sá
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Primeira edição do Boletim Fisco Paulista foi apresentada em evento na Alesp na segunda-feira (25)

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (Sinafresp) lançou na segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a primeira edição do Boletim Fisco Paulista.

O boletim de estreia aborda três grandes questões tributárias para São Paulo e o país. O primeiro artigo questiona mudanças na tributação de combustíveis a partir nº 192/2022; o segundo analisa a aplicação do diferencial de alíquota (Difal) do ICMS, tema em discussão no Supremo Tribunal Federal. O terceiro texto aborda o impacto de renúncias fiscais em São Paulo, que devem chegar a 23% da arrecadação estadual prevista para 2022.

“Esperamos que o boletim seja lido, comentado e compartilhado pelo maior número possível de pessoas. Nosso objetivo é levar este debate para além do ambiente profissional, para que todos possam se apropriar de informações fundamentais para o funcionamento do estado e dos serviços públicos”, disse Tatsuo Sasaki, diretor de Assuntos Técnicos do Sinafresp, no lançamento.

Combustíveis

O primeiro artigo, do auditor fiscal Fernando Sallaberry, discute mudanças na tributação de combustíveis a partir da edição da Lei Complementar 192/2022. Segundo o autor, após a edição da lei pelo Congresso, cabe ao Conselho Nacional de Política Fazendária resolver algumas questões que vão surgir.

Um dos desafios, segundo o texto, é definir o pagamento correto do ICMS pelo contribuinte do estado de origem sem que se saiba necessariamente qual será o estado final de consumo do combustível, considerando tanto aqueles derivados de petróleo, como a gasolina, como os não derivados de petróleo, como etanol.

Difal do ICMS

O segundo artigo, também de Sallaberry, aborda o período de início de vigência da Lei Complementar nº 190/2022, que estabelece a cobrança do Diferencial de Alíquota, o Difal, no ICMS em operações interestaduais. No artigo, o auditor fiscal analisa a possibilidade de as novas regras não criarem, nem aumentarem tributos. Deste modo, não precisariam começar a valer apenas após 90 dias, ou apenas em 2023, isto é, no exercício fiscal seguinte.

O início da aplicação do Difal em 2023 é defendido em parecer da Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF), embora haja decisões no STF que levem a um entendimento de que a cobrança dispensa a regra da anterioridade do exercício.

Cifra bilionária de renúncias fiscais

No terceiro artigo, Juliano Giassi Goularti, doutor pelo Instituto de Economia da UNICAMP, e Talita Alves de Messias, doutora em História pela UNISINOS, discutem as renúncias fiscais em São Paulo e seus impactos em meio à guerra fiscal dos estados.

Em valores atualizados, a renúncia em São Paulo chega em 2022 a R$ 58 bilhões, valor que corresponde a 23,9% da estimativa de arrecadação do estado para este ano. Para além de uma ideia geral de que incentivos fiscais geram crescimento, os autores apontam que a falta de avaliações socioeconômicas impede uma visão concreta dos resultados do desenvolvimento anunciado a partir dos incentivos.

“Esta política apresenta valores expressivos e algumas contradições. É por isso que precisamos de instrumentos de avaliação para checar se as renúncias contribuem ou não para o crescimento conjunto”, afirmou Goularti.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 23, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version