SEGS Portal Nacional

Economia

Através da voz, IDtech precisa de até 1 segundo para evitar fraudes bancárias

  • Segunda, 25 Abril 2022 12:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Clara Hauy
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Especializada em biometria de voz, a Minds Digital já conseguiu prevenir mais de R$ 13 milhões em fraudes bancárias

Muitas vezes conseguimos identificar uma pessoa apenas pela sua voz. Em um cenário em que as fraudes contra clientes de bancos aumentaram 165% em 2021, segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), imagine se as empresas que você utiliza pudessem te identificar apenas pela sua voz, evitando, assim, que golpistas se passem por você em uma tentativa de fraude.

Para solucionar esse problema, a Minds Digital é uma IDTech especializada em biometria de voz para identificação e prevenção à fraude em transações financeiras e operações, da venda ao atendimento. Com seus algoritmos de inteligência artificial aplicados à voz, ainda é possível mapear desvios de comportamento em ligações telefônicas, aplicativos e WhatsApp. Desse modo, a empresa necessita de 1 segundo, no máximo, para identificar uma tentativa de fraude.

Para atingir essa eficácia, o processo de autenticação, que antes era realizado em 4 segundos, passou por uma otimização que une o conceito de arquitetura em microsserviços, processamento em fila e comunicação via gRPC — uma estrutura de código aberto e alto desempenho criada pelo Google para atender chamadas RPC (Remote Call Procedures). Com isso, o tempo médio de atendimento pode ser reduzido em até 30%. Até o momento, a empresa já conseguiu prevenir R$ 13 milhões em fraudes bancárias.

De acordo com Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, embora pareçam irrisórios, esses 3 segundos poupados são capazes de melhorar a experiência do usuário e trazem mais eficiência para o dia a dia dos atendentes das empresas que utilizam a tecnologia, quando visto sob uma perspectiva de larga escala. “Em uma empresa que recebe em média 1 milhão de ligações, quando olhamos para o montante, esses 3 segundos significam muito”, aponta Peixoto. Na prática, somando as 1 milhão ligações recebidas em um mês, essa otimização no processo de autenticação reduz 3 milhões de segundos, que no fim das contas equivalem a 34 dias. Esse tempo poupado é revertido em mais segurança e, consequentemente, em uma melhoria expressiva na experiência do usuário e na redução de custos nas empresas.

Além disso, a estimativa é que o ROI das empresas que utilizam a tecnologia da Minds seja de 1:10. A biometria de voz já traz o ROI desde o primeiro dia em que é implantada no sistema da empresa contratante. Isso porque, ao final do primeiro dia, já é possível visualizar se prováveis fraudes foram evitadas.

Segundo a Minds, a sua inteligência artificial pode ser utilizada para detectar e acompanhar a evolução das táticas usadas pelas quadrilhas de fraudadores, pois fornece dados e insights para as áreas de gestão de risco e prevenção à fraude nas empresas. “Nós estamos sempre aprimorando nosso produto para garantir que a experiência com a inteligência artificial seja cada vez mais humanizada e personalizada para cada cliente. Nosso objetivo é melhorar a experiência do usuário, tendo como base a segurança e confiança no serviço”, finaliza o CEO.

Sobre a Minds Digital

Liderados por profissionais com uma grande bagagem no mercado, a Minds Digital é uma empresa especializada em biometria de voz. Conta com uma equipe composta por engenheiros de software, cientistas de dados, especialistas em marketing, analistas de negócios e gerentes de projetos. Com sede em São Paulo, a Minds Digital possui escritório em Belo Horizonte e atua tanto no Brasil quanto nos EUA. É uma empresa com soluções em nuvem, o que traz muito mais segurança e velocidade aos negócios. Além disso, está em conformidade com todas as regras exigidas pela LGPD por um preço competitivo em reais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version