SEGS Portal Nacional

Economia

Hábitos de consumo pós-pandemia: Entravision e Adjust lançam relatório sobre apps de e-commerce

  • Segunda, 11 Abril 2022 18:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Laiza Piassali
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Os apps mais baixados na América Latina são os de finanças, delivery de alimentos, entretenimento e compras

A Entravision, uma empresa global de soluções de publicidade, mídia e tecnologia de anúncios, e a Adjust, uma plataforma de análise de marketing mobile, buscaram responder a várias perguntas importantes sobre marketing de aplicativos por meio de uma nova pesquisa, lançada em conjunto. O Whitepaper "Fatores-chave para subir ao pódio dos Apps de E-Commerce", observou as mudanças no comportamento do consumidor durante a pandemia e analisou quais os desafios que a alteração no hábito de consumo representa do ponto de vista de marketing, e como as marcas devem se adaptar.

Não é novidade que o e-commerce é um setor em crescimento. As restrições às atividades comerciais devido à pandemia provocaram mudanças drásticas e uma nova realidade: na América Latina, metade do volume crescente de comércio eletrônico já é realizado via aplicativos, sendo entretenimento, finanças e e-commerce os que mais crescem em uso.

Os apps líderes nestas categorias aumentaram a sua base de usuários recorrentes entre 50% e 100%, dependendo da subcategoria, entre o final de 2019 e 2021, e estima-se que continuem a crescer como principal ferramenta de comunicação entre marcas e consumidores nos próximos anos.

Enquanto alguns setores foram afetados negativamente, outros encontraram uma nova oportunidade na pandemia e tornaram seus negócios 100% digitais. Neste sentido, os apps tornam-se particularmente importantes em categorias de serviços e produtos que possuem alta frequência/demanda recorrente por parte dos consumidores.

De acordo com estudos recentes, em 2020 o comércio eletrônico representou, pela primeira vez, 9% das vendas do varejo na América Latina, ultrapassando 100 bilhões de dólares em vendas. Em 2021, essa participação aumentou para 10%, tornando-se a região de crescimento mais rápido do mundo para o comércio eletrônico, e a projeção é que até 2025 possa chegar a US $160 bilhões.

Além disso, no ano passado, 40% do volume de comércio eletrônico foi realizado via apps, um crescimento altamente impulsionado pelo número de dispositivos existentes na América Latina.

De acordo com o E-commerce App Report 2021: entre as principais tendências no mundo das compras mobile, com informações da Sensor Tower, os aplicativos de e-commerce que compõem o Top 3 são o Shopee e a Shein (com o Brasil como principal mercado) e a Amazon.

Os apps de delivery de alimentos, que fazem parte da categoria de compras, tiveram um crescimento muito significativo nos últimos dois anos nas principais economias da América Latina. No México, o número total de usuários únicos de aplicativos de delivery cresceu entre 2019 e 2020 e ainda mais entre 2020 e 2021, como consequência da pandemia. O Walmart, por exemplo, cresceu 102%.

No Brasil, por sua vez, o app de delivery de alimentos mais utilizado foi o iFood, apresentando um crescimento significativo entre 2019 e 2021, e na Argentina houve um aumento notável no uso de aplicativos de delivery nos últimos dois anos, estrelando o Orders Now, além do Rappi, que mais que dobrou o número de usuários entre novembro de 2019 e novembro de 2021.

"Hoje, os apps são encontrados em praticamente todas as áreas de nossas vidas, desde compras e entrega de alimentos, até entretenimento e finanças", disse Jesús Juárez, Country Manager para México e países latino-americanos de língua espanhola da Adjust. "O estudo revela o grande potencial de crescimento do mercado de aplicativos na região, sendo este o momento ideal para as marcas aproveitarem o mobile marketing e incluí-lo em sua estratégia de negócios".

Então, como aproveitar esse canal que está claramente em ascensão? Existem 4 tendências de mercado que impactarão a evolução do marketing de aplicativos a médio prazo na América Latina.

- A primeira, que decorre dos dados mencionados, é o crescimento do comércio eletrônico como proporção das vendas totais do varejo.
- Em segundo lugar, o aumento das compras por meio de celulares e aplicativos (que nos Estados Unidos já ultrapassa 60%) fez com que muitas empresas tradicionais de varejo aumentassem seus investimentos em aplicativos mobile.
- Terceiro, a ascensão da CTV (TV Conectada) como um canal de publicidade viável e massivo.
- E quarto, a diminuição da conversão via publicidade em remarketing que obriga os desenvolvedores a integrar mais funcionalidades relacionadas ao e-commerce em apps em 2022, que incluem Realidade Artificial, pesquisa visual e QR codes.

As mudanças de paradigma que ocorrem com as novas medidas implementadas por grandes players, visam garantir a privacidade do usuário, mas representam novos desafios e oportunidades de inovação para os profissionais de marketing. Hoje, os profissionais de growth marketing têm novas metodologias e tecnologias, incluindo machine learning, para incentivar a instalação e o uso de aplicativos na América Latina.

De acordo com os dados da pesquisa da Entravision, em parceria com a Adjust, cada pessoa possui aproximadamente 15 aplicativos em seu celular, sendo que 50% deles são desinstalados em um período de 3 meses. Da mesma forma, apenas 30% dos apps baixados obtêm uso recorrente, razão pela qual o marketing é essencial para incentivar o uso e a retenção de usuários.

“Embora já estivéssemos passando por uma mudança, a pandemia e o isolamento impulsionaram exponencialmente o uso de aplicativos, modificando os hábitos de consumo dos usuários”, disse Mariana Villa, diretora administrativa para a América Latina e EMEA da Entravision. “Neste contexto, é essencial que as marcas obtenham conhecimento sobre o marketing de aplicativos e compreendam os fatores que o condicionam para aproveitá-los a seu favor", finaliza.

Para acessar a pesquisa completa, clique aqui: https://click.cse360.com.br/Click/AddCampaignEmailClick/95dea6b5-1d32-40d3-a79e-08da12a52f80/https%253a%252f%252fentravision.lpages.co%252fclaves-para-posicionarse-en-el-podio-de-las-apps-de-e-commerce_pt%252f/274dc41a-d20a-4e76-dcfe-08d7c5ff26d1//True.

Sobre a Entravision

A Entravision é uma empresa líder global em soluções de publicidade, mídia e tecnologia de anúncios que conecta marcas com consumidores por meio da representação de plataformas e editores líderes. Nosso portfólio dinâmico de serviços inclui ofertas digitais, de TV e rádio. Digital, nosso maior segmento de receita, é composto por cinco negócios principais: Entravision Digital, Smadex, Cisneros Interactive, MediaDonuts e 365 Digital. A Entravision Digital fornece soluções digitais de marca e desempenho para clientes e pequenas e médias empresas em todo o mundo, incluindo EUA, América Latina e Europa. A Smadex fornece soluções programáticas mobile de última geração e plataformas de demanda que permitem que os anunciantes executem campanhas de desempenho de forma eficaz por meio do uso de algoritmos de lances baseados em machine learning. A Cisneros Interactive oferece soluções exclusivas de marketing digital que representam os principais editores globais e plataformas de tecnologia de anúncios na América Latina, ao mesmo tempo em que gerencia a rede de áudio digital líder e as soluções Audio.Ad. A MediaDonuts fornece desempenho de marketing digital e serviços de branding na região do Sudeste Asiático e mantém parcerias comerciais exclusivas com alguns dos principais editores digitais e plataformas de mídia social do mundo. A 365 Digital é uma fornecedora de soluções de publicidade digital que oferece representações comerciais exclusivas com as principais plataformas do mundo na África do Sul. Além do espaço digital, a Entravision possui 49 emissoras de televisão e é o maior grupo afiliado das redes de televisão Univision e UniMás. A Entravision também opera 46 estações de rádio principalmente em espanhol, apresentando talentos premiados com o Emmy e reconhecidos nacionalmente.

Sobre a Adjust

A Adjust é uma plataforma de mobile analytics utilizada por profissionais de marketing do mundo inteiro, com soluções para atribuição, otimização de campanhas e proteção de dados. Em 2021, a Adjust foi adquirida pela AppLovin, empresa líder em softwares de marketing e responsável por fornecer aos desenvolvedores um poderoso e integrado conjunto de soluções para o crescimento de aplicativos mobile.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 23, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version