Com Selic em alta, consórcio se torna opção mais vantajosa para aquisição de caminhão
De acordo com a ABAC, vendas de novas cotas cresceram 89% no primeiro bimestre em relação ao mesmo período do ano passado
O recente aumento da taxa Selic para 11,75%, promovido pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), tende a deixar mais caro o financiamento de caminhões no país. No entanto, em meio a várias categorias de crédito que sofrem o impacto desse ajuste, o consórcio, por não cobrar juros, surge como uma alternativa para quem precisa renovar ou aumentar sua frota de caminhões.
Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) mostram que a modalidade vem atraindo a atenção do consumidor e a percepção das vantagens, se traduzindo em vendas. Depois do desempenho positivo registrado no ano passado, 2022 começou aquecido para o setor. No primeiro bimestre, as vendas de novas cotas na categoria de pesados, que inclui caminhões e ônibus, subiram mais de 89% em comparação ao mesmo período de 2021, de acordo com a ABAC. Ainda segundo a associação, um a cada três caminhões negociados no mercado brasileiro, em janeiro, foi adquirido por meio de consórcio.
"Em um cenário de juros altos, como o atual, alguns tipos de financiamento disponíveis no mercado ficam mais caros. O consórcio, no entanto, não sofre esse tipo de impacto, pois não possui juros, tornando-se ainda mais atrativo. Essa é uma grande vantagem da modalidade”, explica Mauro Andrade, gerente comercial do Consórcio Iveco, administrado pela Ademicon. “A única taxa cobrada no Consórcio Iveco é a de administração, que não tem relação com a Selic e é de 0,12% ao mês, no caso da linha de pesados”’, afirma.
O gerente comercial lembra também que no consórcio o cliente recebe o valor total do crédito quando contemplado. “Com isso, ele pode fazer uma compra à vista, negociando o preço de um caminhão zero”, afirma.
Sobre a Ademicon
A Ademicon tem 30 anos de mercado e é a maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos. A companhia entende o consórcio como uma ferramenta de planejamento financeiro e também um investimento, que possibilita a conquista de bens e serviços com foco na geração de novos negócios, na formação do patrimônio e na realização de projetos de vida dos clientes. Por meio da Ademicon Consórcio e Investimento, a empresa comercializa consórcios nos segmentos de imóveis, veículos (leves e pesados) e serviços. Já com a Ademicon Administradora, outro braço da holding, opera consórcios de grandes marcas parceiras, como New Holland, Iveco, Librelato, Mitsubishi e Suzuki. Além disso, administra o Consórcio Coxa, resultado da parceria com o Coritiba Foot Ball Club, e o PopCon Consórcio, da parceria com o Grupo Massa. Seu portfólio conta ainda com home equity, comercializado pela Ademicon Crédito, e seguros. A empresa, que tem atuação nacional e o fundo Treecorp Investimentos em sua estrutura societária, conta atualmente com 140 unidades de negócio distribuídas em 17 estados e no Distrito Federal.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>